Pós-Graduação Presencial

Educação Especial na Área da Deficiência Física e Múltipla

Curso aprovado pelo Conselho Estadual de Educação, com base na deliberação CEE 112/2012.
Parecer: 363/2015, publicado no D.O/SP em, 16/07/2015.

 

Este curso de especialização é proposto com o intuito de formar e profissionalizar recursos humanos que desenvolvem ou venham a desenvolver um trabalho junto a pessoas com deficiência principalmente as decorrentes de deficiência física e/ou múltipla (por exemplo, casos de paralisia cerebral associada á deficiência intelectual).

 

O desenvolvimento deste curso está voltado para uma educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Nesse sentido, em concordância aos princípios de uma educação inclusiva, o curso aborda as práticas pedagógicas junto às classes comuns e as intervenções pedagógicas realizadas nos serviços de apoio especializado ou nos Centros de Atendimento Educacionais Especializados, atendendo as necessidades educacionais específicas desses alunos.

 

Objetivos do curso
Qualificar os profissionais para uma atuação efetiva em relação ao trabalho educacional com os alunos com deficiência física e/ou múltipla (por exemplo, nos casos de paralisia cerebral associada a outra deficiência), propiciando a eles condições para o exercício pleno de sua cidadania, por meio de uma educação de qualidade, eliminando, sempre que possível, as barreiras atitudinais, arquitetônicas e pedagógicas.

  • Promover o desenvolvimento de análise, reflexão e consciência da realidade da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, com ênfase nas pessoas com deficiência física e múltipla.
  • Oferecer uma fundamentação teórica que permita uma ação docente com exercício crítico-contextual, favorecendo a realização de pesquisas no processo pedagógico acerca das necessidades educacionais especiais do educando com deficiência física e/ou múltipla.
  • Preparar os professores com ações fundamentais para análise da educação especial como organização, no contexto atual da educação inclusiva, tanto no seu funcionamento no interior das escolas como nas relações exteriores.
  • Ampliar o número de educadores em condições de atender o aluno com deficiência física ou múltipla em classe comum, em serviços de apoio pedagógico especializado ou em Centros de Recursos de Atendimento Pedagógico Especializado.

 
A quem se destina:

a) Professores que atuam ou atuarão na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Exigência: diploma de graduação em Pedagogia ou Curso Normal Superior.

b) Professores que atuam ou atuarão nas séries finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e Superior.

Exigência: licenciatura em qualquer área.

Carga Horária: 600h (500h teóricas+100h de estágio).

 

Matriz curricular

Tronco Comum
- Políticas: Governamental e Não-Governamental
- Aspectos Sociais e Inclusão
- Saúde, Desenvolvimento e Aprendizagem
- Didática
 

Parte Diversificada
- Métodos, Técnicas e Recursos para o Ensino de Alunos com Deficiência Auditiva/Surdez
- Prática de Libras
- Português como segunda Língua
 

Núcleo Comum

- Metodologia da Pesquisa Científica (total ou parcialmente a distância)

 

Sistema de avaliação

Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:

No Trabalho de Conclusão de Curso; Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez; Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da respectiva taxa por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento, via SEDEX ou pessoalmente, da seguinte documentação:
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.

SÃO CAETANO DO SUL

Campus Centro - Rua Santo Antônio, 50 - Centro
06/04/2019 - (data prevista para início do curso)
SÁBADO E DOMINGO, DAS 8H ÀS 18H, UMA VEZ POR MÊS

SÃO PAULO

Campus São Paulo - Rua Treze de Maio, 681 - Bela Vista
23/03/2019 - (data prevista para início do curso)
SÁBADO E DOMINGO, DAS 8H ÀS 18H, UMA VEZ POR MÊS