Atuação na Educação Infantil e nos Processos Inclusivos de Crianças com Deficiência
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17/05/2025 - (data prevista para início do curso)Sábado e domingo, das 8h00 às 16h00, uma vez por mês.
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Curso oferece possibilidades de organização de planos de atendimento, conhecimento e apoio para o processo de inclusão de pessoas com deficiência educação infantil tanto em creches quanto em pré-escola.
Objetivos do curso
• Oferecer técnicas, possibilidades de avaliação e organização de estratégias e práticas profissionais na Educação Infantil, especificamente a Creche, crianças até 3 anos de idade.
• Oferecer técnicas, possibilidades de avaliação e organização de estratégias e práticas profissionais na Educação Infantil, especificamente pré-escola, crianças de 4 e 5 anos de idade.
• Aprofundar os conhecimentos teórico-práticos básicos ao trabalho de concepção, implementação, gestão, supervisão e atuação direta com crianças em creches, pré-escolas, escolas, além de outros espaços e instituições.
• Promover a reflexão crítica sobre diferentes alternativas na área da educação infantil. A criança, como sujeito histórico, social e cultural - como cidadão -, é o eixo central da proposta.
A quem se destina: Profissionais graduados em Pedagogia e áreas afins.
Carga Horária: 400h
Período: 20 meses de duração
Dia e Horário: Sábado e domingo, das 8h00 às 16h00, uma vez por mês.
Matriz curricular
- Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva
Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva. A Comunicação Alternativa no contexto escolar. Sistemas de comunicação, recursos, técnicas e estratégias para Comunicação Aumentativa e Alternativa
Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem, Símbolos na comunicação pictórica, Tipos de símbolos
Introdução à Tecnologia Assistiva: conceitos e definições, Tecnologia assistiva, inclusão escolar e autonomia, Histórico da T.A. na legislação e nas políticas nacionais
Orientação sobre o uso de materiais e equipamentos de Tecnologia Assistiva na educação. Inclusão digital e educação. , Softwares Educativos e objetos de Aprendizagem, Recursos de acessibilidade para dispositivos móveis (aplicativos para acessibilidade) e computador
- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva e acessível, Os desafios dos professores na educação inclusiva, Educação inclusiva: a diversidade na aprendizagem
Equipe multidisciplinar para a educação inclusiva, BNCC e a educação inclusiva, Desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas, A importância da família na educação inclusiva
- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Concepções do Desenvolvimento e da Aprendizagem, A Importância da Corporeidade para o desenvolvimento, Percepção e fisiologia dos sentidos. Condutas desafiantes
Introdução à teoria da Integração Sensorial. Neurociência e Integração Sensorial. Bases Neurológicas da Integração Sensorial, Sistemas sensoriais, Processamento sensorial e disfunção, Abordagem de Integração Sensorial nas diferentes populações (TEA, paralisia cerebral, TDAH, outras)
- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
A avaliação, a LDB e a BNCC, Tipos de avaliação, Conceitos básicos, A prática de ensino, Etapas da avaliação, Funções da avaliação
Técnicas e instrumentos, Recuperação da aprendizagem, Definição de problemas de avaliação, A natureza do processo educacional, O professor como produtor de conhecimento, O que avaliar? - Para que avaliar? - Como avaliar?
- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.
Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas, Tecnologias digitais e metodologias ativas aplicadas à educação profissional e EJA, Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, Práticas em Aprendizagem Ativa, Aprendizagem Ativa e inovação na educação
- Educação Infantil e Educação infantil e a criança com deficiência
Período de adaptação, a linguagem oral e escrita, Contação de histórias, brincadeiras e rodas cantadas, Áreas do conhecimento e a avaliação no contexto da educação infantil
Concepção de infância e o desenvolvimento infantil. Rotina da escola infantil, o cuidar e educar no ambiente escolar
- Educação e Infância e Currículo
História, Políticas e Currículo da Educação Infantil. História da construção da Infância e amparo legal. Aspectos pedagógicos da Educação Infantil. Estratégias de Desenvolvimento da Criança e a BNCC
- Educação Infantil e Educação infantil e a criança com deficiência
Concepção de infância e o desenvolvimento infantil. Período de adaptação, a linguagem oral e escrita. Rotina da escola infantil, o cuidar e educar no ambiente escolar
Patologias Comuns na Infância. Necessidades Infantis. Contação de histórias, brincadeiras e rodas cantadas. Áreas do conhecimento e a avaliação no contexto da educação infantil. Educação Infantil: Linguagem e Alfabetização
- Educação e Infância e Currículo
O ensino da arte e educação física. O ensino da língua portuguesa. O ensino de história e geografia. O ensino de matemática e de ciências naturais
Desenvolvimento e aprendizagem na infância. Teorias do Conhecimento e a Criança de 0 a 6 Anos. Alternativas Pedagógicas para a Educação Infantil
- Estágio Supervisionado
Estágio Supervisionado
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da respectiva taxa;
3. Encaminhamento da seguinte documentação:
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.