• Home
  • Educação
  • Pós-Graduação em Atendimento Educacional Especializado - Aee

Atendimento Educacional Especializado - Aee

  • Imagem do curso Atendimento Educacional Especializado - Aee

Atendimento Educacional Especializado - Aee

Cidade:

SAO CAETANO DO SUL

CAMPUS CENTRO - Rua Santo Antônio, 50 - CENTRO
14/09/2024 - (data prevista para início do curso)
Aula Presencial: Sábado e domingo, das 8h00 às 18h00, uma vez por mês. Aula Ao vivo: Sábado e domingo, das 8h00 às 16h00, uma vez por mês.
Ver investimento
INSCREVA-SE
Cidade:

SAO PAULO

CAMPUS SÃO PAULO - Rua Treze de Maio, 681 - BELA VISTA
21/09/2024 - (data prevista para início do curso)
Aula Presencial: Sábado e domingo, das 8h00 às 18h00, uma vez por mês. Aula Ao vivo: Sábado e domingo, das 8h00 às 16h00, uma vez por mês.
Ver investimento
INSCREVA-SE

Curso para professores de recursos, professores de salas de recursos multifuncionais.

Tem como principal objetivo o processo de aprendizagem da pessoa com deficiência, TEA, altas Habilidades/superdotação nos serviços e apoio no contraturno escolar.

Objetivos do curso
• Promover conhecimento ao professor para oportunizar pessoas com Deficiência, TEA, Altas Habilidades e Superdotação no seu processo de aprendizagem.

• Qualificar profissionais da área da educação para o entendimento da importância e da necessidade de práticas pedagógicas adequadas que respondam aos desafios do processo educacional de alunos com deficiência, Altas Habilidades e Superdotação e transtornos.

• Preparar os profissionais da educação para atuarem tanto nas salas de aulas comuns, das escolas regulares, quanto no Atendimento Educacional Especializado, em salas de recursos multifuncionais e centros especializados.

• Oferecer oportunidades para que os educadores se apropriem de conhecimentos, sobre o ensino inclusivo, com base em contribuições teóricas, práticas e documentos oficiais sobre o tema.

A quem se destina: Profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e áreas afins.

Carga Horária: 600h (180h Ao Vivo + 60h EAD + 320h presenciais + 40h estágio).

Período: 26 meses de duração
Dia e Horário: Sábado e domingo - Aula Presencial das 8h00 às 18h00 / Aula Online Ao Vivo das 8h00 às 16h00

Matriz curricular

- Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva
Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva. A Comunicação Alternativa no contexto escolar. Sistemas de comunicação, recursos, técnicas e estratégias para Comunicação Aumentativa e Alternativa
Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem, Símbolos na comunicação pictórica, Tipos de símbolos
Introdução à Tecnologia Assistiva: conceitos e definições, Tecnologia assistiva, inclusão escolar e autonomia, Histórico da T.A. na legislação e nas políticas nacionais
Orientação sobre o uso de materiais e equipamentos de Tecnologia Assistiva na educação. Inclusão digital e educação. , Softwares Educativos e objetos de Aprendizagem, Recursos de acessibilidade para dispositivos móveis (aplicativos para acessibilidade) e computador

- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva e acessível, Os desafios dos professores na educação inclusiva, Educação inclusiva: a diversidade na aprendizagem
Equipe multidisciplinar para a educação inclusiva, BNCC e a educação inclusiva, Desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas, A importância da família na educação inclusiva

- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Concepções do Desenvolvimento e da Aprendizagem, A Importância da Corporeidade para o desenvolvimento, Percepção e fisiologia dos sentidos. Condutas desafiantes
Introdução à teoria da Integração Sensorial. Neurociência e Integração Sensorial. Bases Neurológicas da Integração Sensorial, Sistemas sensoriais, Processamento sensorial e disfunção, Abordagem de Integração Sensorial nas diferentes populações (TEA, paralisia cerebral, TDAH, outras)

- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
A avaliação, a LDB e a BNCC, Tipos de avaliação, Conceitos básicos, A prática de ensino, Etapas da avaliação, Funções da avaliação
Técnicas e instrumentos, Recuperação da aprendizagem, Definição de problemas de avaliação, A natureza do processo educacional, O professor como produtor de conhecimento, O que avaliar? - Para que avaliar? - Como avaliar?

- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.
Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas, Tecnologias digitais e metodologias ativas aplicadas à educação profissional e EJA, Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, Práticas em Aprendizagem Ativa, Aprendizagem Ativa e inovação na educação

- Atendimento Educacional Especializado – AEE e A Educação Especial Inclusiva
A Legislação que organiza o Atendimento Educacional Especializado – AEE. As atribuições do profissional do Atendimento Educacional Especializado – AEE. Formação de profissionais no AEE Inclusão de alunos com deficiência na escola comum
Atendimento Educacional Especializado – AEE , Estratégias de atendimento, A rotina do Atendimento Educacional Especializado – AEE. Sala de recursos multifuncionais.
Análise e reflexão sobre políticas de Educação Inclusiva vinculadas à gestão educacional e à abordagem curricular. Análise e reflexão sobre a construção de Projeto Político Pedagógico – PPP inclusivos em escolas públicas. O Projeto Político Pedagógico – PPP como elemento norteador das ações político-pedagógicas na escola inclusiva.
Possibilidades de ações no interior da escola na perspectiva da construção de uma escola inclusiva. Trabalho com os princípios do desenho universal para aprendizagem em interface com os processos de inclusão escolar nos termos da garantia da acessibilidade na abordagem curricular.

- Legislação e Políticas Públicas em Educação Inclusiva e Plano Educacional Individualizado – PEI e Alfabetização e Letramento, Letramento Matemático
A Legislação que organiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE. Políticas públicas em Educação Inclusiva. Lei Brasileira de Inclusão - LBI (2015)
O AEE como serviço de Educação Especial. Estrutura do Plano do Educacional Individualizado – PEI. O profissional do Atendimento Educacional Especializado – AEE e a mediação na construção de um PEI flexível e inclusivo. A organização do PEI com a equipe multidisciplinar e a família.
Conceitos e Definições sobre alfabetização e letramento, Histórico dos métodos e metodologias de alfabetização, Processos de apropriação da língua escrita, Estratégias de leitura, Perspectivas de alfabetizar letrando
Fundamentos e Práticas Inclusivas: Os conceitos de numeramento e alfabetização matemática. Bases neurológicas: funcionamento cerebral acerca das habilidades matemáticas. Principais processos envolvidos no ensino da matemática. Modos de organização do trabalho de alfabetização matemática e numeramento para o professor do ensino regular e da sala de recursos. Elaboração de recursos pedagógicos.

- Altas Habilidades/Superdotação, Transtorno do Espectro Autista, Transtornos do Neurodesenvolvimento,Deficiência intelectual, Deficiência Física e Mobilidade Reduzida.
Desenvolvimento histórico do conceito de TEA. Diagnóstico e estratégias de intervenção para TEA. Aspectos do desenvolvimento e desempenho motores e sensoriais e seus impactos na funcionalidade de indivíduos com TEA.
Subsídios teóricos, visando potencializar a atuação dos professores, na construção de práticas pedagógicas, para o desenvolvimento da aprendizagem do sujeito com Transtorno do Espectro Autista.
História, Conceito, Etiologia. Caracterização e Classificação das Deficiências. Abordagens: Psicanalítica e a Epistemologia Genética Para Deficiência Intelectual. Deficiência Intelectual no Contexto Escolar: Percepção de Pais, Escola e o Papel dos Educadores no Processo de Inclusão. Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a Avaliação. Atividades Físicas e Fatores de Risco de Doenças. Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.
As causas deficiência física, a contribuição das Tecnologia Assistiva no processo ensino aprendizagem da pessoa com deficiência Física.A contribuição do Atendimento Educacional Especializado no processo de inclusão da pessoa com deficiência física e as adequações de recursos educacionais.

- Deficiência Auditiva/Surdez, Surdocegueria, Deficiência Visual e Deficiência Múltipla
Estudos Surdos: histórico e noções gerais sobre os estudantes surdos, aquisição de linguagem, legislação e identidade e cultura surda. Desenvolvimento das habilidades técnicas, utilização de recursos virtuais de comunicação, para levar os cursistas a compreenderem o fazer, o sentir e o pensar do professor no AEE, na perspectiva inclusiva. Competências essenciais que determinam a compreensão do ato educativo nas suas multidimensionalidades. Concepções de Surdez. História da Educação de Surdos.
Legislação sobre o reconhecimento da LIBRAS e sobre o Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos. Propostas da educação de surdos na atualidade: perspectivas e práticas educacionais do Brasil e do mundo. As Línguas de Sinais e as Comunidades Surdas. Cultura Surda. LIBRAS - Língua de Sinais Brasileira: características; uso; regionalismos; expressão corporal e facial na Língua de Sinais; parâmetros mínimos da LIBRAS; alfabeto manual; sinal pessoal; configuração de mãos em Libras; sinais do cotidiano; práticas de uso da Libras. Estudos introdutórios da estrutura linguística e gramatical da língua de sinais. Libras em diversos contextos da comunicação. Estudo dos conceitos de bilinguismo, suas diferentes concepções. Educação bilíngue. AEE para surdos na educação inclusiva.
Histórico e definições, causas e concepções sobre a Surdocegueira. O Atendimento Educacional Especializado e suas estratégias pedagógicas para a inclusão do educando. Abordagem multidisciplinar para alunos com surdocegueira. Necessidades específicas das pessoas com surdocegueira. O papel do professor especializado e a interface do AEE, na escola comum e com a família. Adequações visuais, auditivas e táteis.
Conceito, tipos e inclusão. Tecnologia Assistiva no processo de Inclusão. O desenvolvimento global do educando com deficiência múltipla. O atendimento educacional especializado e suas estratégias para a inclusão do aluno com deficiência Múltipla. O Funcionamento da Visão. Conceito e classificação de Deficiência Visual. Caracterização do sujeito DV (cego e com baixa visão). Avaliação Funcional da Visão.
Causas, consequências e fatores de risco da deficiência visual e a inclusão escolar. Competências dos professores na educação das pessoas com DV. Recursos e equipamentos necessários para assegurar o acesso ao conhecimento e promover a aprendizagem dos alunos com cegueira e dos alunos com baixa visão. Atendimento Educacional Especializado para o aluno com cegueira e para o aluno com baixa visão e a interlocução deste atendimento com a sala de aula comum. Caracterização do aluno com deficiência visual. Estimulação visual. Estimulação dos sentidos remanescentes.
Adaptação de materiais. Braille. Soroban. Orientação e Mobilidade. Atividades de Vida autônoma. Noções de leitura e escrita no sistema Braille. (Os sistemas) e da utilização do Sorobã e Dosvox e sua utilização como prática pedagógica. Conceituação de Orientação e Mobilidade (OM)

- Estágio Supervisionado
Estágio Supervisionado

A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da respectiva taxa;
3. Encaminhamento da seguinte documentação:
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.

AC


MICROLINS RIO BRANCO

Cidade: RIO BRANCO
Endereço: AVENIDA BRASIL, 149
CEP: 69900-064
Telefone: (11) 2714-5699

GO


PLAZA INN EXECUTIVE

Cidade: GOIANIA
Endereço: AVENIDA D, 302
CEP: 74140-160
Telefone: (11) 2714-5699

DF


COLÉGIO GALOIS

Cidade: BRASILIA
Endereço: QUADRA 601, AV. L2 SUL, CONJ A
CEP: 70200-610
Telefone: (11) 2714-5699

PE


LG INN HOTEL 

Cidade: RECIFE
Endereço: AVENIDA ENGENHEIRO DOMINGOS FERREIRA, 3067
CEP: 52050-310
Telefone: (11) 2714-5699

MG


BELO HORIZONTE PLAZA HOTEL

Cidade: BELO HORIZONTE
Endereço: RUA DOS TIMBIRAS, 1660
CEP: 30140-061
Telefone: (11) 2714-5699

SC


MULTY BRISTOL CASTELMAR HOTEL 

Cidade: FLORIANOPOLIS
Endereço: RUA FELIPE SCHIMIDT, 1260
CEP: 88010-002
Telefone: (11) 2714-5699

AL


CENTRO TÉCNICO TONE DERM

Cidade: MACEIO
Endereço: RUA ANTÔNIO GUEDES NOGUEIRA, 144
CEP: 57035-140
Telefone: (11) 2714-5699

ES


FDV VITÓRIA

Cidade: VITORIA
Endereço: RUA JUIZ ALEXANDRE MARTINS DE CASTRO FILHO, 215
CEP: 29056-295
Telefone: (11) 2714-5699

AM


COMFORT HOTEL

Cidade: MANAUS
Endereço: AV. MANDI, 263
CEP: 69075-14
Telefone: (11) 2714-5699

MT


HOLIDAY INN EXPRESS CUIABA

Cidade: CUIABA
Endereço: AVENIDA MIGUEL SUTIL, 2050
CEP: 78060-000
Telefone: (11) 2714-5699

RJ


HOTEL ENTREMARES

Cidade: RIO DE JANEIRO
Endereço: AV. ÉRICO VERÍSSIMO, 846
CEP: 22621-180
Telefone: (11) 2714-5699

PI


GRAN HOTEL ARREY

Cidade: TERESINA
Endereço: RUA JAIME DA SILVEIRA, 433
CEP: 64056-330
Telefone: (11) 2714-5699

BA


AMERICA TOWERS HOTEL

Cidade: SALVADOR
Endereço: RUA FREDERICO SIMÕES, 120
CEP: 41820-774
Telefone: (11) 2714-5699

PR


HOTEL ALADDIN

Cidade: CURITIBA
Endereço: RUA LOURENÇO PINTO, 440
CEP: 80010-16
Telefone: (11) 2714-5699

RN


HOTEL HOLIDAY INN EXPRESS

Cidade: NATAL
Endereço: AVENIDA ENGENHEIRO ROBERTO FREIRE, 40144
CEP: 59094-41
Telefone: (11) 2714-5699

SE


ORION HOTEL

Cidade: ARACAJU
Endereço: Rua Urbano Neto, 121
CEP: 49035-190
Telefone: (11) 2714-5699

MS


HOTEL VALE VERDE

Cidade: CAMPO GRANDE
Endereço: AFONSO PENA, 106
CEP: 79005-001
Telefone: (11) 2714-5699

AP


INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E EMPRESARIAL - IDEPE

Cidade: MACAPA
Endereço: AVENIDA PRESIDENTE VARGAS, 1489
CEP: 68900-07
Telefone: (11) 2714-5699

TO


HOTEL 10 PALMAS

Cidade: PALMAS
Endereço: AVENIDA JOAQUIM TEOTÔNIO SEGURADO QD 101 NORTE, CONJ. 01 LOTE 01
CEP: 77001-004
Telefone: (11) 2714-5699

RR


MICROLINS BOA VISTA

Cidade: BOA VISTA
Endereço: AVENIDA GENERAL ATAIDE TEIVE, 4679
CEP: 69312-242
Telefone: (11) 2714-5699

PA


HOTEL REGENTE

Cidade: BELEM
Endereço: Avenida Governador Jose Malcher, 485
CEP: 66035-10
Telefone: (11) 2714-5699

PB


OURO BRANCO HOTEL

Cidade: JOAO PESSOA
Endereço: AV NOSSA SRA DOS NAVEGANTES , 431
CEP: 58039-111
Telefone: (11) 2714-5699

RO


SLAVIERO ESSENTIAL

Cidade: PORTO VELHO
Endereço: AVENIDA LAURO SODRÉ, 2441
CEP: 76801-311
Telefone: (11) 2714-5699

MA


SLZ LAGOA HOTEL

Cidade: SAO LUIS
Endereço: AVENIDA COLARES MOREIRA, 14
CEP: 65075-441
Telefone: (11) 2714-5699

RS


INSTITUTO SÃO FRANCISCO SANTA FAMÍLIA 

Cidade: PORTO ALEGRE
Endereço: AVENIDA PARA, 833
CEP: 90240-591
Telefone: (11) 2714-5699

CE


TULIP INN FORTALEZA

Cidade: FORTALEZA
Endereço: AVENIDA DA ABOLIÇÃO, 3340
CEP: 60165-081
Telefone: (11) 2714-5699

SP


UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL - PÓLO SÃO PAULO

Cidade: SAO PAULO
Endereço: RUA TREZE DE MAIO, 681
CEP: 01327-000
Telefone: (11) 2714-5699

0800 767 8727 | (11) 2714-5699