Docência na Educação Infantil
A Docência na Educação Infantil é uma área que tem como preocupação os processos de ensino e de aprendizagem de alunos da mais tenra idade que estão estruturando o seu mundo por meio das experiências que lhe são oportunizadas, inclusive as do no ambiente escolar. A educação infantil é um apoio ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor. Contribui para o desenvolvimento das habilidades e competências das crianças. O curso foi pensado com o objetivo de especializar profissionais que desenvolvem ou venham a desenvolver trabalhos junto à criança do ensino infantil e de séries iniciais, para fornecer conteúdoteórico-prático que contribuam com sua prática docente.
Objetivos do curso
Fornecer instrumental teórico-prático para que o professor da educação infantil e das séries iniciais tenha condições de organizar estratégias adequadas aos alunos viabilizando uma construção de conhecimento pela vivência e experiência e favorecer o processo de letramento e alfabetização nos primeiros anos de ensino. Tornar os profissionais aptos no processo inclusivo para receberem crianças com necessidades educativas especiais.
A quem se destina: graduados em Pedagogia, Psicologia e áreas afins.
Carga Horária: 560h (460h a distância + 100h estágio)
Período do curso: 12 a 18 meses de duração.
Matriz curricular
- O Desenvolvimento da criança na educação infantil
Etapas do Desenvolvimento Infantil
Construindo a Autonomia e Valores Morais
- Educação Infantil: Planejar e Avaliar
Projeto Político Pedagógico
Avaliação e Portfólio
- Educação Infantil – Importância do Lúdico
Referenciais Curriculares Nacional
Cultura Corporal: Expressões pelo Movimento.
Expressões Dramáticas e Teatro. Expressões Rítmicas e Musicais
Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil, sua Importância
- Ensino Infantil: As diferentes Linguagens
Educação Física
Arte
- Educação Infantil – Natureza e Meio Ambiente
História
Geografia
- Educação Infantil :Leitura e Escrita
Emergência de Histórias e Processos de letramento.
Alfabetização
- Educação Infantil: Raciocínio Lógico e a Natureza
Matemática
Ciências Naturais
- Educação Infantil na Perspectiva da Educação Inclusiva
Princípios básicos da Educação Inclusiva
Necessidades das Crianças com Deficiência na Educação Infantil
- Educação Infantil: A Organização da Matriz Curricular
Matriz Curricular
Matriz curricular e o do Desenho Universal de Aprendizagem
- Origens, História e Organização da Educação Infantil
Concepção de Infância e Educação Infantil
Educação Infantil e Políticas Públicas
Educação da Infância, Propostas Pedagógicas
- Desenvolvimento e Implicações na Aprendizagem
Desenvolvimento Neuropsicomotor e Aprendizagem
- Estágio
- Avaliação Final
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da respectiva taxa por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento, via SEDEX ou pessoalmente, da seguinte documentação:
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.