Gestão, Educação e Segurança no Trânsito
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o quinto país do mundo em mortes no trânsito, registrando mais de 37 mil mortes e causando ferimentos em 204 mil pessoas. Por outro lado, os congestionamentos nas grandes cidades brasileiras provocam prejuízos anuais maiores que R$ 100 bilhões, podendo levar o brasileiro a gastar 20% do tempo de seu deslocamento parado, culminando em uma indesejável marca de até 77 horas parados no trânsito durante o ano.
Levando em consideração esse contexto, é primordial que se proponha soluções para elevar a qualidade de vida, o bem-estar dos cidadãos e a redução dos prejuízos causados pelo descaso com o trânsito e a falta de planejamento da mobilidade humana. Acredita-se que essas soluções poderão ser engendradas e disseminadas por um profissional formado especificamente para essa finalidade, sendo capacitado e habilitado, em um nível de pós-graduação, para o exercício das atividades ligadas ao trânsito e a mobilidade humana, levando em consideração uma perspectiva responsável, holística e estratégica.
O curso de especialização em Gestão, Educação e Segurança no Trânsito se justifica ao adotar como missão a preparação de profissionais para atuarem de acordo com o Sistema Nacional de Trânsito, compreendendo as suas diretrizes e as aplicando no planejamento e na execução de estratégias gerenciais, educacionais e de segurança relacionadas à mobilidade humana, promovendo o respeito à legislação e as ações pertinentes para a preservação da vida e redução de prejuízos. Por isso, a proposta deste curso é fornecer ao estudante, de forma teórica e prática, subsídios para facilitar a aplicação de técnicas gerenciais, didáticas e de saúde que impactem positivamente na redução dos problemas causados pelo trânsito e pela falta de propostas efetivas de mobilidade humana.
Objetivos do curso
A principal proposta do curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão, Educação e Segurança do Trânsito é a de suprir a crescente demanda do mercado de trabalho por profissionais que possuam as competências necessárias para identificar e propor intervenções e soluções de trânsito e de mobilidade humana, ofertando formação qualificada e especializada em gestão, educação, legislação e segurança de trânsito.
Objetivos Específicos
Traçar o contexto histórico, cultural, social, econômico e político do trânsito e da mobilidade humana; Abordar a legislação vigente, em especial o Código Brasileiro de Trânsito;
Apresentar técnicas de gerenciamento aplicadas ao trânsito e à mobilidade humana;
Oferecer estratégias e ferramentas pedagógicas adotadas para promover a educação no trânsito e contribuir com a redução de acidentes e com a preservação da vida;
Discutir os aspectos psicológicos envolvidos no trânsito e na mobilidade humana;
Tratar das questões éticas, políticas e ambientais que permeiam o trânsito e a mobilidade humana; Propor soluções criativas e racionais para o deslocamento humano.
A quem se destina: Profissionais da educação de qualquer um dos níveis; servidores públicos da área de trânsito, saúde ou segurança; policiais metropolitanos, civis, militares e rodoviários; diretores e instrutores dos centros de formação de condutores (CFCs), engenheiros, psicólogos, advogados, gestores ambientais, economistas, médicos e qualquer outro profissional de nível superior com interesse na área de trânsito ou da mobilidade humana.
Carga horária: 380h
Período do curso: 12 meses de duração.
Matriz curricular
- Segurança e educação para o trânsito
- Legislação de trânsito
- Psicologia aplicada à segurança no trânsito
- Desenvolvimento sustentável, trânsito e mobilidade humana
- Planejamento estratégico
- Engenharia de trânsito
- Métodos de ensino na educação para o trânsito
- Tecnologia e inovação aplicadas no trânsito
- Fundamentos do comportamento organizacional
- Avaliação Final
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da respectiva taxa por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento, via SEDEX ou pessoalmente, da seguinte documentação:
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.