Neurociências da Educação Inclusiva
SAO CAETANO DO SUL
CAMPUS CENTRO - Rua Santo Antônio, 50 - CENTRO22/03/2025 - (data prevista para início do curso)
Sábado e domingo, das 8h00 às 18h00, uma vez por mês.
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SAO PAULO
CAMPUS SÃO PAULO - Rua Treze de Maio, 681 - BELA VISTA05/04/2025 - (data prevista para início do curso)
Sábado e domingo, das 8h00 às 18h00, uma vez por mês.
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É sabido que não se pode falar em inclusão sem os conhecimentos da neuroeducação. As neurociências contribuem com a compreensão dos processos neurobiológicos da aprendizagem e a identificação de transtornos que podem afetar o aprendizado. É um conhecimento que proporciona subsídios para a prática pedagógica e para a intervenção e orientação de profissionais da Educação.
Deste modo, o curso visa aprimorar os conhecimentos sobre a neurociência relacionada a prática inclusiva. Portanto, será respondido o famoso “Não sei o que fazer” diante das necessidades inclusivas.
Objetivos do Curso
Este curso é fantástico, pois uni os conceitos da neurociência e da inclusão com a PRÁTICA. O grande atrativo é que o curso transcende a teoria no intuito de capacitar o profissional a atuar, com domínio, na neuroeducação inclusiva. Assim, os formados além do precioso conhecimento sobre como se dá o processo de aprendizagem cerebral, ainda estarão aptos a atuar na área de inclusão.
A quem se destina: Profissionais graduados nas áreas de educação e saúde. Professores, gestores, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e áreas afins que possam o interesse na prática da neuroeducação inclusiva.
Carga Horária: 360 horas
Matriz Curricular
- Neurociências
Neuroanatomia e neurofisiologia 1 e 2
Neuroplasticidade e Aprendizagem
Funções executivas e Cognição
Desenvolvimento neonatal: fatores genéticos e ambientais
Da infância a velhice: mudanças neuropsicomotoras
Neuropsicofarmacologia
- Neurociência E Inclusão
Dificuldades de aprendizagem
Transtornos neurobiológicos do desenvolvimento 1 e 2
Linguagem, PAC e suas relações
- Prática Da Neurociência Inclusiva
Atividades com movimentos corporais como ferramenta de estimulação motora e cognitiva.
Avaliação e Intervenção em ABA
Inclusão: Legislação, Políticas Públicas e Acessibilidade
Inclusão na prática por meio de Jogos pedagógicos
Contribuições da terapia ocupacional e da Integração sensorial de Ayres no apoio à participação cotidiana
TEA - Inclusão escolar e adaptação curricular
Estimulação Pedagógica para crianças de 0 a 3 anos
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da respectiva taxa;
3. Encaminhamento da seguinte documentação:
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.