Educação de Pessoas Jovens e Adultas
O curso foi pensado com o objetivo de especializar profissionalizar que já atuam ou venham a atuar junto à criança, adolescentes e/ou adultos, no auxílio ao seu desenvolvimento relacionado ao processo de ensino tanto da alfabetização quanto do letramento. É necessário trabalhar com o máximo de dimensões teóricas fundamentais possíveis e com as práticas desenvolvidas nas classes de educação em programas específicos propostas pelos pensadores tradicionais e contemporâneos da educação.
Objetivos do curso
Fornecer instrumental teórico-prático para que o professor da educação infantil e das séries iniciais organize estratégias adequadas aos alunos, viabilizando uma construção de conhecimento pela vivência e experiência, e para favorecer o processo de letramento e alfabetização nos primeiros anos de ensino. Tornar os profissionais aptos no processo inclusivo para receberem crianças com necessidades educativas especiais.
A quem se destina: graduados na área da Educação.
Carga horária: 360h
Período do curso: 12 meses de duração.
Matriz curricular
-Didática do Ensino Superior
Didática do Ensino Superior
- Identidades Sociais, Culturais e Psicológicas: Jovens e Adultos como Sujeitos de Aprendizagem
Educação de pessoas jovens e adultas: um pouco de história e cultura e constituição de sujeitos educativos
Ciclos de vida e desenvolvimento humano e educação e trabalho na Educação de Pessoas Jovens e Adultas
-A Diversidade na Educação de Pessoas Jovens e Adultas
A Diversidade na Educação de Pessoas Jovens e Adultas
-Concepções sobre Cultura, Educação e Currículo
Concepções sobre Cultura, Educação e Currículo
-Políticas Públicas, Planejamento e Avaliação
Políticas públicas e Educação de Pessoas Jovens e Adultas no Brasil e em São Paulo / Organização e planejamento
Projeto político pedagógico / A avaliação na Educação de Pessoas Jovens e Adultas: Implicações e possibilidades
-Práticas de Intervenção Pedagógica na EJA: Especificidades, Desafios e Contribuições I
Língua portuguesa na Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Matemática na Educação de Pessoas Jovens e Adultas
-Práticas de Intervenção Pedagógica na EJA: Especificidades, Desafios e Contribuições II
Tecnologia de informação e comunicação na Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Artes na Educação de Pessoas Jovens e Adultas
-Práticas de Intervenção Pedagógica na EJA: Especificidades, Desafios e Contribuições III
Estudo da sociedade e da natureza na Educação de Pessoas Jovens e Adultas - história e geografia
Estudo da sociedade e da natureza na Educação de Pessoas Jovens e Adultas - ciências
-Estratégias didático-pedagógicas na Educação de Pessoas Jovens e Adultas: Reflexões
Análise e produção de material didático pedagógico para EJA
- Avaliação Final
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da respectiva taxa por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento, via SEDEX ou pessoalmente, da seguinte documentação:
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.