
Ainda não há um consenso entre especialistas sobre as dificuldades de aprendizagem, onde, para alguns, pode se referir a um problema causado por inúmeros fatores, como questões biológicas, emocionais, pedagógicas e até familiares, já para outros, esse problema compreende uma desordem neurológica que interfere diretamente na capacidade do indivíduo de adquirir novos conhecimentos e habilidades.
As dificuldades de aprendizagem dizem respeito a capacidade que o indivíduo tem em adquirir, processar ou expressar informações, podendo esta interferir em seu desempenho em diversos âmbitos da vida, como no processo de desenvolvimento da alfabetização e letramento. Desta forma, a Psicopedagogia, através do diagnóstico e implementação de estratégias especializadas, pode em muito auxiliar a vida de estudantes que experienciam algum transtorno que afete em sua aprendizagem de forma direta.
Continue a leitura e saiba quais são os principais testes psicopedagógicos para auxiliar estudantes!
O papel da Psicopedagogia na alfabetização e letramento
Segundo o Indicador Criança Alfabetizada referente à 2023, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de 56% das crianças, ao final do 2º ano do ensino fundamental, foram consideradas alfabetizadas considerando o padrão nacional de alfabetização, estabelecido pela Alfabetiza Brasil. Este valor representa um aumento de 20 pontos percentuais em relação a 2021, que contou com um número baixo de estudantes alfabetizados e letrados em decorrência da pandemia de Covid-19.
Considerando tais dados, e a função do psicopedagogo no processo de auxílio à alfabetização e letramento, a Psicopedagogia pode contribuir significativamente para o tratamento das dificuldades de aprendizagem, através de proposta de intervenções psicopedagógicas especializadas, que, ao possibilitar um diagnóstico precoce, consegue oferecer o suporte adequado para alunos com dificuldades de leitura e escrita, podendo estes, com um tratamento assertivo, se desenvolver adequadamente.
É importante compreender que o processo de alfabetização é mais do que o ato de ensinar um indivíduo a ler e a escrever. O importante educador e filósofo brasileiro, Paulo Freire, formulou teses sobre o que chamou de “produção de conhecimento” e “construção da identidade pessoal e social”, pontuando que é a aprendizagem é um fenômeno cotidiano, não se aplicando, exclusivamente, a situações do ensino formalista, ofertado em escolas de educação básica. Assim, é correto afirmar que o processo de alfabetização e letramento pode se desenvolver de inúmeras maneiras - muitas delas, não convencionais.
O psicopedagogo, ao desempenhar sua atuação voltando-se para os processos de aprendizagem e possíveis transtornos e intercorrências desta, consegue desenvolver ações preventivas, auxiliando alunos ao considerar seus fatores cognitivos, sociais e emocionais, além de identificar a origem da dificuldade apresentada pelo indivíduo.
As principais avaliações de Psicopedagogia
O psicopedagogo possui um papel fundamental no auxílio a indivíduos que não sabem ler ou escrever, onde o profissional pode aplicar uma série de testes com o objetivo de avaliar diferentes aspectos do desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental do estudante para, tanto diagnosticar dificuldades de aprendizagem, quanto para elaborar um plano de tratamento, em especial por possuir capacitação técnica para avaliar, diagnosticar e tratar todas as condições que possam interferir no aprendizado.
As avaliações psicopedagógicas servem, por exemplo, para avaliar se uma pessoa possui dislexia, um distúrbio que se manifesta por um conjunto de alterações evidenciadas na aprendizagem da leitura e da escrita, sendo muito comum de aparecer nos primeiros anos estudantis. Confira alguns testes e avaliações comumente utilizados por psicopedagogos para avaliar e diagnosticar transtornos de aprendizagem:
1. Avaliação psicomotora
Esse método avaliativo envolve um processo que visa analisar o corpo, a mente e as emoções de uma pessoa se interligam durante o movimento e são os principais testes usados para realizar essa avaliação:
- Testes de coordenação motora: visam avalar a coordenação motora fina e grossa do aluno;
- Testes de lateralidade: servem para verificar a dominância de um lado do corpo sobre o outro.
2. Avaliação cognitiva
Tem como meta medir objetivamente as habilidades cognitivas de uma pessoa, tais como memória, atenção, raciocínio e linguagem, sendo ideais para auxiliar na identificação de forças e fraquezas nas funções mentais, além de poder avaliar o impacto de algumas doenças no cérebro. São alguns métodos avaliativos:
- Testes de inteligência não-verbal: responsável por avaliar a inteligência, em especial a capacidade de raciocínio abstrato sem depender da leitura. Um exemplo muito utilizado é o Teste de Matrizes Progressivas de Raven, também conhecido como “Teste de Raven”.
- Testes de desenvolvimento cognitivo: buscam avaliar as habilidades cognitivas básicas, como a percepção, a memória e a resolução de problemas.
3. Avaliação emocional e social
A avaliação socioemocional visa entender e medir as habilidades emocionais e sociais de um indivíduo, considerando aspectos como autoconhecimento, gestão das emoções, empatia, habilidades sociais e tomada de decisão responsável. Esse método pode se desenvolver através de:
- Entrevistas e observações: ao realizar entrevistas com o indivíduo, sendo estas mais formais ou informais, é possível observar o comportamento e a interação social do objeto estudado.
- Desenhos e brincadeiras: considerando a aplicação de técnicas projetivas, tais como desenhos e jogos simbólicos, é possível delimitar aspectos emocionais e sociais.
- Questionários para pais/professores: os questionários são muito utilizados para coletar informações sobre o comportamento da criança em diferentes contextos.
4. Avaliação fonológica
Esse processo envolve a análise e avaliação da capacidade de uma pessoa em produzir e manipular os sons da língua, como fonemas e sílabas, sendo utilizado para a identificação de possíveis dificuldades ou atrasos no desenvolvimento fonológico. São utilizados:
- Testes de consciência fonológica: avaliam a capacidade de identificar e manipular sons da fala, fundamentais para o desenvolvimento da leitura.
5. Avaliação da percepção visual
Neste método avaliativo, é possível determinar como uma pessoa interpreta e compreende as informações visuais que recebe, envolvendo a avaliação da capacidade de identificar, classificar, organizar e lembrar informações visuais, assim como sua habilidade em reconhecer padrões, formas, cores e detalhes.
- Testes de discriminação visual: objetivam avaliar a capacidade do estudante de reconhecer e diferenciar formas, padrões e objetos visuais.
6. Avaliação da linguagem oral
Envolve o processo de observação e análise da forma como a pessoa usa a linguagem para se comunicar verbalmente, onde através dessa avaliação é possível identificar dificuldades na fala, compreensão, vocabulário, sintaxe e pragmática da linguagem, auxiliando na intervenção e tratamento do paciente.
- Entrevistas e observação: durante entrevistas, é possível observar como o indivíduo se comunica oralmente, sendo possível obter informações sobre seu desenvolvimento linguístico.
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