Ozempic e os efeitos causados na pele: como a estética e o esteticista podem ajudar

Ozempic e os efeitos causados na pele: como a estética e o esteticista podem ajudar

image


O Ozempic, medicamento de referência da farmacêutica Novo Nordisk, cujo princípio ativo é a samaglutida, é indicado para o tratamento de adultos com diabetes tipo 2, auxiliando na regulação dos níveis de glicose no sangue, em conjunto com dietas e exercícios personalizados.
 
A semaglutida, análoga ao hormônio GLP-1, estimula a secreção de insulina pelo pâncreas, auxiliando na regulagem do nível de glicemia, bem como retarda o esvaziamento gástrico, promovendo saciedade por um período maior. Além disso, atua no sistema nervoso central, especificamente na região do hipotálamo e hipocampo, regula o apetite e a seleção alimentar, o que tem levado seu uso, por vezes não supervisionado, ao emagrecimento e, consequentemente, ocasionando diversos efeitos adversos.
 
Continue a leitura e saiba mais sobre os efeitos adversos do Ozempic na pele e no corpo.
 

O emagrecimento rápido e seus efeitos na pele e no corpo

A busca pelo emagrecimento rápido, através do Ozempic, pode acarretar diversas consequências para a saúde, em especial para a pele e para o corpo, onde a perda de peso significativa, em curto período, pode desencadear uma série de alterações visíveis e sensíveis. Confira alguns dos principais efeitos colaterais que o medicamento pode causar para o corpo, após um rápido emagrecimento:
 
1) Flacidez facial e corporal
O termo popular “rosto de Ozempic” ganhou destaque para descrever a flacidez da pele, a perda de volume e o aspecto envelhecido que pode surgir na face do indivíduo que vivenciou uma perda de peso considerável e em pouco tempo, após fazer uso de Ozempic. A aparência, entretanto, é multifatorial e pode envolver fatores como a rápida redução do tecido adiposo, a diminuição da produção de colágeno e elastina, além da influência da idade e da genética individual do paciente.
 
2) Perda de colágeno
O processo de envelhecimento, naturalmente, já acarreta uma diminuição considerável da produção de colágeno e elastina pelo corpo, sendo estas proteínas fundamentais para assegurar a firmeza e elasticidade da pele. Desta forma, a perda de peso acelerada, induzida pelo medicamento para o tratamento de diabetes tipo 2, pode intensificar a redução destas proteínas que, junto da diminuição da gordura subcutânea, pode fazer com que a pele perca sua fonte de sustentação, resultando em flacidez, rugas e um aspecto envelhecido mais evidenciado.
 
3) Redução de massa muscular (sarcopenia)
A rápida perda de peso, associada ao Ozempic, pode levar a sarcopenia, isto é, uma condição caracterizada pela perda de massa, força e função muscular, sendo mais comum em idosos. Esta condição pode impactar diretamente na capacidade funcional do indivíduo, gerando fraqueza e aumentando o risco de quedas e fraturas.
 
4) Aspecto cansado ou envelhecimento da pele precoce
Outra sintomática do uso do medicamento, é a diminuição da gordura facial que, naturalmente, oferece suporte estrutural à pele, mantendo-a firme e preenchida. Tal redução de volume, combinada com uma possível perda de massa muscular facial, contribui para a flacidez, o surgimento de rugas e sulcos, e um aspecto geral de envelhecimento e cansaço. Assim, a pele, antes sustentada pela gordura, perde seu apoio e tende a ceder, sendo facilmente perceptível tanto na região da face, quanto corporalmente.
 
 

Quais tratamentos estéticos podem auxiliar no tratamento dos efeitos colaterais do emagrecimento rápido?

Considerando os efeitos adversos da rápida perda de massa corporal, diversos tratamentos estéticos não invasivos ou minimamente invasivos podem desempenhar um papel importante na melhoria da aparência da pele, estimulando a produção de colágeno e elastina, além de prover um efeito de “lifting” natural.
 
 
O profissional especializado para atuar no setor da estética, com seu conhecimento aprofundado, consegue avaliar individualmente cada caso, propondo um plano de tratamento personalizado para amenizar e, em alguns casos, até resolver por completo, os sinais da perda de peso na pele. Conheça alguns tratamentos eficazes para os efeitos corporais colaterais do Ozempic.
 
1) Radiofrequência e radiofrequência robótica
Tanto para o rosto, quanto para o corpo, a radiofrequência é um dos procedimentos mais eficazes no tratamento de efeitos adversos do Ozempic pois, ao emitir ondas eletromagnéticas, consegue atingir as camadas mais profundas da pele. Tal aquecimento promove a contração imediata das fibras de colágeno já existentes e, a longo prazo, estimula a produção de novas fibras e de elastina. Como resultado, tem-se uma pele mais firme, com melhora da flacidez e redução de rugas e linhas de expressão, tanto faciais, quanto corporais. Além disso, a radiofrequência robótica também pode oferecer uma aplicação mais precisa e controlada, otimizando, portanto, os resultados.
 
2) Bioestimuladores
Os bioestimuladores são substâncias injetáveis que atuam estimulando a produção endógena de proteínas, como por exemplo o colágeno. Assim, para o rosto, substâncias como o ácido poli-L-láctico e a hidroxiapatita de cálcio podem ser aplicadas em pontos estratégicos para melhorar a firmeza, a elasticidade e o contorno facial, ajudando a restaurar o volume perdido e a reduzir a flacidez. Já bioestimuladores voltados para o uso corporal, podem ser utilizados para tratar a flacidez em áreas como braços, abdômen e glúteos, promovendo uma melhora na qualidade da pele e no contorno corporal.
 
 
3) Eletroterapia
Exclusivamente para o tratamento corporal, a eletroterapia se insere enquanto tratamento com eficácia comprovada, auxiliando na recuperação da firmeza da pele e na tonificação muscular. Técnicas como a eletroestimulação neuromuscular, por exemplo, promovem a contração muscular, auxiliando na melhoria do tônus e da firmeza da pele, que pode ter perdido sua sustentação em razão do rápido emagrecimento.
 
 

Aprenda a realizar tratamentos estéticos especializados!

Se você deseja se tornar um esteticista qualificado para atender as demandas do mercado da estética, adquirindo as habilidades necessárias para desenvolver tratamentos e realizar os procedimentos mais buscados da área, os cursos de pós-graduação do Núcleo de Estética, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, são ótimas escolhas.
 
 
Aqui, você conta com um ensino intensivo nos procedimentos mais buscados do setor, além de desenvolver habilidades essenciais em avaliação e aplicação prática, objetivando obter a segurança e confiança que precisa para poder desempenhar sua atuação com maior efetividade. Além disso, em todos os nossos cursos, você irá aprender na nossa Clínica de Estética Avançada, contando com uma infraestrutura altamente tecnológica, composta por equipamentos modernos e atualizados - o ambiente ideal para você aprender na prática, realizando procedimentos, tanto de baixa, quanto de alta complexidade em pacientes reais.
 
→ Conheça a Clínica de Estética Avançada e veja onde você vai aprender
 
Sob a coordenação do renomado especialista, doutor Rodrigo Fabrizzio, o Núcleo da Pós USCS conta com um corpo docente formado pelos melhores profissionais, sendo todos atuantes no mercado e atualizados para te ensinar sobre as últimas tendências e avanços da área.
 

Aprenda tudo sobre drenagem linfática e dermatologia

No curso de extensão ‘Dermatologia e Drenagem Linfática’, desenvolvido pelo Núcleo de Estética, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, você irá se aprofundar em anatomia e fisiologia da pele, sistemas linfáticos e tegumentar, e cuidados com a pele, aprendendo a aplicar esses conhecimentos diretamente na prática clínica, visando ofertar tratamentos mais personalizados e eficientes.
 
Em uma carga total de 40 horas, o curso conta com um investimento fixo de R$ 100, sendo ideal para aqueles que desejam ampliar os conhecimentos sobre a estrutura da pele e seus anexos.
 
Aplique o cupom BLOG5 para ganhar um desconto no curso de extensão!
 
(11) 2714-5699