Como abrir uma clínica de estética?

Como abrir uma clínica de estética?

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A área da estética é uma das que mais cresce, sendo o Brasil um dos líderes no ranking mundial desse mercado. Deste modo, empreender na área, abrindo uma clínica especializada, é uma ótima alternativa para profissionais capacitados que desejam obter melhores oportunidades profissionais ao investir nesse mercado.
 
Para saber mais sobre as etapas fundamentais para abrir um espaço de estética, continue a leitura!
 
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Qual a importância do processo de gestão e administração na área da estética?

A gestão e administração na área da estética aparecem como peça fundamental na hora de empreender em um negócio próprio. Uma boa administração garante o sucesso da clínica, proporcionando uma experiência positiva tanto para os clientes, quanto para os profissionais.
 
Com uma gestão adequada, os recursos do espaço estético são otimizados, visando a garantia da máxima eficiência operacional, desde a administração de agendas, gerenciamento de estoque de produtos e equipamentos, até a gestão financeira e controle de qualidade dos serviços prestados. 
 
É importante que o empreendedor estabeleça padrões de atendimento para assim garantir a capacitação dos profissionais e promover o controle de qualidade dos procedimentos a serem realizados pela clínica. Tal fator assegura uma experiência positiva para os clientes e oferece, também, a segurança necessária para confiarem no profissional e no espaço.
 

Como abrir uma clínica de Estética?

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Brasil lidera o ranking de países onde o mercado da Estética encontra-se mais em alta. No país, a área encontrou um crescimento de 560% nos últimos anos, o que culminou na grande demanda por profissionais de estética com capacitação e especialização adequada para suprir as necessidades do mercado. 
 
Com esse aumento gradual, o empreendimento no setor aparece como uma oportunidade viável de ascender na carreira para o especialista em estética. Entretanto, antes de abrir uma clínica própria, o profissional deve primeiro fazer uma pesquisa de campo. Confira o passo a passo básico para abrir uma clínica de estética de sucesso:
 
1. Pesquisa de mercado
O primeiro passo a ser seguido é a realização da análise do mercado. Visando o sucesso da clínica, é importante possuir um conhecimento abrangente do público alvo para poder desenvolver os possíveis diferenciais a serem oferecidos pela clínica em comparativo aos concorrentes e o que estes oferecem.
 
2. Elaboração de plano de negócios
Em seguida, é importante definir os serviços a serem ofertados, traçando um plano de negócios. São alguns exemplos de procedimentos que podem ser oferecidos pela clínica:
  • Procedimentos faciais, a exemplo da aplicação de toxina botulínica, limpeza de pele e lifting facial;
  • Depilação a laser;
  • Procedimentos corporais, como criolipólise e campo eletromagnético;
  • Micropigmentação; e
  • Entre outros.
A partir desse plano, deve-se desenvolver uma estratégia financeira, contendo a estimativa dos custos iniciais, despesas fixas, capital de giro, receitas e fluxo de caixa. É necessário investir no empreendimento até que este passe a dar lucro.
 
3. Localização e estrutura
A escolha do local é de extrema importância para que o negócio prospere pois ele é um reflexo direto do público-alvo. Uma sugestão de especialistas é abrir a clínica de estética próxima a academias ou salões de beleza, onde o público frequentador possui uma preocupação maior com o bem-estar e com a estética.
 
Além disso, o ambiente a ser montado deve ser agradável ao público, com decoração e boa disposição dos ambientes para transmitirem conforto e profissionalismo.
 
4. Legalização e licenças
Para que uma clínica estética esteja habilitada para funcionamento, a etapa mais importante é a atenção minuciosa às legislações e licenças vigentes. São as licenças necessárias:
  • Vigilância Sanitária;
  • Corpo de Bombeiros;
  • Alvará de funcionamento;
  • Conformidade com limpeza da caixa d’água;
  • Dedetização; e
  • Certidão de regularidade técnica.
5. Marketing e promoção
Para a última etapa, deve-se levar em conta a estratégia de marketing e divulgação da clínica. O empreendedor deve desenvolver uma identidade visual que reflita os valores da clínica, utilizando as redes sociais e parcerias com influenciadores para a divulgação do espaço. Outra alternativa para melhor divulgar o espaço, é apostar em promoções visando atrair novos clientes.
 

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