Faq Perguntas Frequentes


Portaria CEE/GP 205, de 21.06.2018

A Presidente do Conselho Estadual de Educação, nos termos do Decreto nº 9887/77 e considerando o contido no Parecer CEE nº 230/2018, homologado pelo Senhor Secretário de Estado da Educação, conforme Resolução SEE de20.06.2018, publicada no D.O. de 21.06.2018, resolve:

Art. 1º - Aprovar, por dez anos, com fundamento na Deliberação CEE nº 142/2016, o Recredenciamento da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Art. 2º - Para a próxima solicitação de Recredenciamento, bem como os demais atos autorizatórios, a Instituição deverá atender ao disposto na Deliberação CEE nº 160/2018, que dispõe sobre o processo de autoavaliação de Instituições de Ensino Superior.

Art. 3º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

 

- Pós-graduação Presencial

Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais se incluem os cursos designados como MBA - Master Business Administration) oferecidos por instituições de ensino superior ou por entidades especialmente credenciadas para atuarem nesse nível educacional independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018.

 

- Pós-graduação a Distância (EAD)

Conforme a Portaria nº 494, de 12 de junho de 2013, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) está credenciada junto ao MEC para ministrar cursos superiores na modalidade a distância.

http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhes-ies/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NjA1


O Cadastro e-MEC é a base de dados oficial relativa às Instituições de Educação Superior (IES) e cursos de graduação do Sistema Federal de Ensino. No entanto, a USCS pertence ao Sistema Estadual de Ensino, assim como a USP, regulada e supervisionada pelo respectivo Conselho Estadual de Educação. Por esse motivo, não há obrigatoriedade em fazer parte do Cadastro e-MEC. 


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição.

2. Pagamento da respectiva taxa por meio de boleto bancário.

3. Encaminhamento, utilizando uma das maneiras informadas adiante, da seguinte documentação:

a) cópia do histórico escolar;

b) cópia autenticada do diploma de Curso de Graduação ou de demais Cursos Superiores, ou, em caráter excepcional e provisório, da Certidão de Conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade (RG);

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia 3x4 atual;

f) currículo resumido.


Por e-mail:

Os documentos podem ser escaneados e enviados para:pos@posuscs.com.br

 

Pelo WhatsApp: (11) 96444-2744

 

Via correio ou pessoalmente para os endereços:

Campus Lato Sensu - Rua Manoel Coelho, 600 - 6º andar - Centro

São Caetano do Sul - SP / CEP 09510-101

Campus Bela Vista - Rua Treze de Maio, 681 - Bela Vista

São Paulo - SP / CEP 01327-000

 

* Lembramos que, ao encaminhar a documentação por e-mail ou pelo WhatsApp, o aluno deverá enviar também, pelo correio ou pessoalmente, uma cópia autenticada do diploma ou da declaração de conclusão de curso superior.


Conforme o Ministério da Educação, os cursos de Pós-graduação Lato Sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de Graduação ou demais cursos superiores que atendam às exigências das instituições de ensino.

Se o candidato atender a essa exigência mas estiver fora do público-alvo indicado para o curso por ele pretendido, deverá, por intermédio da coordenação acadêmica, solicitar autorização para cursá-lo. Todavia, precisa estar ciente de que poderá apresentar dificuldades no acompanhamento das disciplinas, em razão de sua área de formação.

O curso de Pós-graduação Lato Sensu é uma especialização e não habilita o candidato a atuar na área, papel que cabe ao curso de graduação.


O pagamento da inscrição deve ser realizado até a data de vencimento do boleto, que é gerado automaticamente após o preenchimento da ficha de inscrição em nosso site.

O pagamento da primeira mensalidade terá data de vencimento no quinto dia útil após o início do curso.


 Alunos formados pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, com inscrição realizada antes do início do curso, têm desconto de 10% nas mensalidades. Para usufruir do desconto, o aluno deve obrigatoriamente enviar o documento comprobatório do seu vínculo com a USCS.

§ Descontos, quando concedidos, serão válidos apenas para pagamento efetuado antes da data de vencimento. No caso de pagamento efetuados após a data de vencimento, permanecerá o valor sem o desconto.

§ Os candidatos de instituições conveniadas deverão realizar a inscrição e encaminhar toda a documentação, inclusive de comprovação de vínculo com a instituição conveniada, além de consultar os cursos participantes e seus respectivos descontos através dos canais de comunicação. 

§ Todo e qualquer desconto oferecido pela USCS não é cumulativo.

 

Obs.: o valor da inscrição é integral.


No caso de candidato que tenha obtido sua graduação no exterior, além da documentação solicitada para inscrição, deverá apresentar a cópia autenticada do diploma devidamente traduzido e revalidado no Brasil.


O aluno que realizar simultaneamente dois cursos de Pós-graduação Lato Sensu oferecidos pela USCS terá o benefício de 30% de desconto nas mensalidades de um dos cursos.

É necessário consultar antecipadamente os cursos que fazem parte dessa campanha.


Sim, os cursos estão programados para serem ministrados nas datas e nos locais especificados, mas a confirmação da sua realização está condicionada à efetiva formação das respectivas turmas, com número suficiente de alunos. Portanto, o candidato deve aguardar a comunicação da confirmação de realização dos cursos e das aulas.


As aulas dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu presenciais serão ministradas nos endereços indicados no site. 


O cronograma de aulas é disponibilizado aos alunos após a data de início do curso, por meio da Área do Aluno. 


Economia de tempo: como não há necessidade de deslocamento até a instituição, o aluno poderá conciliar trabalho e estudo e, ainda, se dedicar a outras atividades.

§ Flexibilidade de horário: na modalidade EAD, o aluno cria seu cronograma de estudo e pode adaptar os horários à sua rotina, uma vez que o conteúdo do curso está disponível na plataforma do aluno para acesso a qualquer momento, em qualquer lugar.

§ Não há diferença entre o Certificado de Conclusão de um curso presencial e de um curso a distância, pois a modalidade não é descrita no documento.

§ EAD é a modalidade que mais cresce no Brasil.

§ Custo/benefício: os cursos EAD são mais acessíveis e não geram despesas extras, como as referentes a deslocamento e a alimentação.


O aluno acessa o conteúdo, que é disponibilizado mensalmente, e tem acesso ao cronograma com as temáticas e as datas em que cada material será disponibilizado no decorrer do curso.

Ele pode salvar a apostila em PDF, acessar os conteúdos e assistir aos vídeos de introdução gravados pelos tutores de cada conteúdo.

O aluno terá acesso ao tutor de cada disciplina por meio de chats, para esclarecimentos de dúvidas.

Por meio da Área do Aluno, serão realizadas as atividades, como avaliações dissertativas e testes.

O aluno é notificado acerca da data e do horário de cada avaliação, e deve ficar atento aos prazos.

O aproveitamento do aluno em cada conteúdo é computado por meio de uma Rota de Aprendizagem, e o percentual de acesso fica disponível no histórico do aluno, sendo necessário atingir 75% de aproveitamento e média 7.0 (sete) em cada disciplina.


Para um bom aproveitamento de um curso EAD, é fundamental que o aluno reserve algumas horas do seu dia para estudo, tenha disciplina para fazer a leitura dos conteúdos, participe do chat e entregue as atividades. O melhor de tudo é que essa rotina pode ser organizada de acordo com sua disponibilidade. É importante o aluno utilizar também outras fontes de pesquisa e manter-se atualizado sobre conteúdos e novidades de sua área, de forma a ter um conhecimento amplo do tema discutido.


Há apenas um encontro presencial ao final do curso, para realização da Avaliação Final, que é realizado no polo de sua escolha, indicado no ato da inscrição.

Aula presencial em todas as capitais do país.


Os cursos têm cerca de 12 meses de duração. É importante observar a carga horária de cada curso.

O cronograma integral será publicado na Área do Aluno, para acompanhamento. Assim, não é possível a antecipação desse período.


De acordo a Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, publicada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), nos cursos de Pós-graduação não há mais a obrigatoriedade de elaboração, apresentação e defesa do TCC. Todavia, é importante verificar a matriz curricular do seu curso, pois o TCC será mantido naqueles com deliberação/regulamentação específica.


Ao final do seu curso, você receberá o certificado em nível de especialização.


O aluno fará jus ao Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu após a conclusão de todas as disciplinas, com aproveitamento e frequência mínimos exigidos; a aprovação da monografia ou trabalho de conclusão de curso (TCC), quando houver; e quando comprovada a regularidade da documentação exigida no ato da inscrição, conforme os critérios estabelecidos nas Normas Gerais.

O prazo para emissão e envio do Certificado de Conclusão é de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, após aprovação e requerimento.


O documento será encaminhado por correio para o endereço informado no cadastro do aluno. Assim, caso haja alteração do endereço, a Instituição deverá ser notificada.


Alguns cursos possuem atendimento e informações diferenciadas, assim sendo, ocasionalmente esse FAQ não será tido como padrão para ofertas com  regulamentação específica.

0800 767 8727
(11) 94548-3386




Outros Links