Psicopedagogia e neurociência: como funcionam juntas?

Psicopedagogia e neurociência: como funcionam juntas?

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A conexão entre a psicopedagogia e a neurociência oferece um avanço significativo na compreensão dos processos de aprendizagem e suas dificuldades, pois, ao unir o saber advindo da psicopedagogia, que objetiva investigar os processos de aprendizagem e seus obstáculos, tanto em contexto escolar, quanto em contexto familiar, com os conhecimentos da neurociência sobre o funcionamento do cérebro, permite-se desenvolver novas perspectivas avaliativas e de intervenção, além de possibilitar, também, o acompanhamento de indivíduos que apresentem desafios de aprendizagem.
 
Tal integração aprofunda a compreensão das bases biológicas de como o ser humano aprende, além de instrumentalizar os profissionais em abordagens mais eficazes e personalizadas para auxiliar indivíduos com necessidades diversas.
 
 
Continue a leitura para entender como a psicopedagogia e a neurociência podem ser grandes aliadas.
 

Como a neurociência contribui para a prática psicopedagógica?

A neurociência fornece uma base científica sólida para o entendimento de como o cérebro aprende, processa informações, armazena memórias e reage a estímulos, sendo uma ferramenta fundamental quando aliada às práticas psicopedagógicas.
 
→ Confira no vídeo o que é neurociência
 
O conhecimento sobre plasticidade cerebral, funções executivas, sistemas de memória e as áreas cerebrais envolvidas em diferentes habilidades cognitivas, como a linguagem, o raciocínio lógico e atenção, que permitem ao psicopedagogo ir além da observação comportamental, identificando as possíveis causas neurobiológicas por trás das dificuldades de aprendizagem.
 
Além disso, a neurociência também colabora para a desmistificação de muitos transtornos de aprendizagem e desenvolvimento, a exemplo da dislexia, TDAH e discalculia, justificando suas origens neurobiológicas em vez de atribuí-las unicamente a fatores ambientais ou emocionais. Tal compreensão baseada em evidências científicas permite ao psicopedagogo planejar intervenções mais assertivas e direcionadas às reais necessidades do indivíduo, utilizando estratégias que estimulem as áreas cerebrais que necessitam de desenvolvimento ou compensação.
 
Outro ponto que torna a neurociência de grande auxílio para a prática psicopedagógica é como esta contribui com ferramentas e metodologias de avaliação mais precisas, onde exames de imagem e testes neuropsicológicos, fundamentados no conhecimento neurológico, podem complementar a avaliação psicopedagógica tradicional, fornecendo mais dados sobre o indivíduo e suas funções cognitivas, enriquecendo o diagnóstico e possibilitando a elaboração de planos de intervenção mais complexos e eficientes.
 
 

Em quais contextos a união entre psicopedagogia e neurociência faz diferença?

A união entre psicopedagogia e neurociência surge enquanto parceria fundamental, uma vez considerado o contexto clínico, onde indivíduos buscam auxílio por apresentarem transtornos de aprendizagem e de desenvolvimento complexos.
 
Desta forma, a compreensão baseada em fatores científicos sobre os transtornos, possibilitam ao psicopedagogo clínico a realização de avaliações mais precisas, além de possibilitar que diferencie as dificuldades de aprendizagem de transtornos específicos, planejando, assim, intervenções terapêuticas considerando o perfil neurocognitivo do paciente e, consequentemente, resultando em um acompanhamento mais eficaz e que promova uma melhoria no desenvolvimento das potencialidades do indivíduo.
 
 
Além do contexto clínico, no ambiente escolar essa integração também é de grande auxílio para professores e educadores com conhecimento em neurociência e psicopedagogia, em especial por os tornarem mais aptos a identificar precocemente os sinais de dificuldades de aprendizagem, além de compreenderem o impacto do funcionamento cerebral no desempenho acadêmico e conseguirem adaptar suas práticas pedagógicas para atender todas as necessidades estudantis.
 
Essa conexão também tende a impactar de forma direta e positiva na orientação de pais e responsáveis pois, ao explicar as dificuldades de aprendizagem sob uma perspectiva científica pautada na neurobiologia, os profissionais conseguem ajudar as famílias a melhor compreenderem os desafios enfrentados por seus filhos, engajando-as de forma mais ativa no processo de intervenção e apoio, criando um ambiente mais favorável para o desenvolvimento do indivíduo.
 
→ Dê o play e entenda mais sobre a função do psicopedagogo e do neuropsicopedagogo na escola
 

Por que profissionais da educação e saúde estão buscando essa especialização conjunta?

Especializações em neurociência, psicopedagogia e neuropsicopedagogia são frequentemente buscadas por educadores e por profissionais da saúde que buscam obter aprimoramento técnico, considerando a necessidade em aprofundar a compreensão sobre os processos de aprendizagem e suas dificuldades.
 
Muitas vezes o conhecimento adquirido durante o período da graduação ou em cursos livres se mostra insuficiente para o profissional que deseja ir além em sua atuação, desenvolvendo estratégias complexas para os desafios de aprendizagem contemporânea. Neste contexto, a neurociência tende a oferecer o embasamento científico sobre o funcionamento cerebral, enquanto a psicopedagogia irá fornecer as ferramentas e estratégias de intervenção para os processos de ensino e aprendizagem.
 
Além disso, a crescente demanda por diagnósticos e intervenções mais precisas e personalizadas para as dificuldades de aprendizagem tem incentivado a busca por profissionais qualificados, colaborando, de forma direta, para o aumento da busca por especializações na área. Muitos familiares e corpos estudantis tendem a procurar profissionais que possam oferecer um olhar diferenciado, baseado em conhecimentos atualizados e especializados, portanto, uma especialização no setor, além de atender a demanda do mercado, posiciona o profissional enquanto especialista capacitado para atuar de forma mais completa, com respaldo científico.
 
 

Se aprofunde nos fundamentos da Neuropsicopedagogia

Considerando a alta demanda por uma especialização que unisse as bases da neurociência, com as práticas psicopedagógicas, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul idealizou a Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. O curso pode ser realizado tanto presencialmente, em São Paulo, quanto online, com aulas ao vivo. Com reconhecimento e qualidade aprovada pelo MEC, a especialização fornece um aprendizado completo, que une teoria com prática, a ser desenvolvida em 26 meses.
 
 
Em 600 horas de carga total de conteúdo, o profissional irá se capacitar para integrar os conhecimentos das neurociências à psicopedagogia, identificando transtornos de aprendizagem com maestria, além de poder aprender na prática real com o estágio supervisionado.
 
(11) 2714-5699