Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica
A Psicopedagogia tem como objetivo geral um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar de aprofundamento das reflexões a respeito de como se tece o processo de conhecimento humano. O seu objeto de estudo se centra do no processo de ensino e de aprendizagem, focalizando os impasses que nele ocorrem, bem como a possibilidade de sua superação por meio do uso de estratégias específicas para apoiar alunos com dificuldades de aprendizagem, deficiência e distúrbios emocionais que interferem na aprendizagem.
Objetivos do curso
- Fornecer instrumental teórico-prático para que o psicopedagogo atue tanto no contexto institucional, preventivo e na clínica Psicopedagógica.
- Criar condições para que o psicopedagogo possa atuar na investigação Psicopedagógica utilizando os referenciais científicos, visando o fortalecimento do estudo dentro da própria Psicopedagogia e no seu intercâmbio com áreas afins.
- Especializar profissionais aptos a assessorar os professores a respeito dos diversos aspectos que o processo de ensino-aprendizagem apresenta.
- Especializar profissionais aptos a fornecer aos professores de rede pública e privada os fundamentos necessários ao processo de inclusão dos alunos com deficiência.
- Propiciar fundamentos teóricos – práticos para o psicopedagogo na área de psicopedagogia institucional necessários ao bom desempenho do seu papel.
- Propiciar fundamentos teóricos- práticos para o psicopedagogo na área de Psicopedagogia Preventiva.
- Propiciar fundamentos teórico-práticos para que o psicopedagogo possa exercer o diagnóstico, a intervenção e o tratamento psicopedagógico.
A quem se destina: graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e Assistência social.
Carga Horária: 600h (500h a distância + 100h estágio)
Período do curso: 12 a 18 meses de duração.
Matriz curricular
- Psicopedagogia : Conceitos e Fundamentos Básicos
Fundamentos da Psicopedagogia
A Psiconeurologia aplicada a psicopedagogia
- Teorias de Desenvolvimento: aplicação na Psicopedagógica
Importância das teorias de Desenvolvimento para a Psicopedagogia
Importância das teorias de Aprendizagem para a Psicopedagogia
- Teorias de aprendizagem: aplicação na Psicopedagogia
Aspectos Sociais e Emocionais que influenciam na aprendizagem da leitura e escrita
Aspectos Sociais e Emocionais que Influenciam na Aprendizagem da escrita
Dificuldades de Aprendizagem quanto ao raciocínio lógico (Matemática, Cálculos e Jogos)
- Avaliação Psicopedagógica Institucional/ Clinica
Avaliação Psicopedagógica Institucional- Clinica, Instrumentos de Avaliação I
(Diagnóstico-Fundamentação Teórico-Prática e Ética)
Avaliação Psicopedagógica Institucional-Clínica, Instrumentos de Avaliação II
Importância da Família na Avaliação Psicopedagógica
Aspectos Sociais que Influenciam na Avaliação Psicopedagógica
- Psicopedagogia: Intervenção Institucional/Clinica
Jogos Simbólicos de construção/ intervenção Psicopedagógica
Jogos de regras: intervenção Psicopedagógica
Arte: Estratégias de Intervenção Psicopedagógica
Jogos cooperativos Estratégias de Intervenção Psicopedagógica
Dinâmica de Grupo Estratégias de Intervenção Psicopedagógica
- Psicopedagogia: Psicologia e suas contribuições
Contribuições da Psicologia ao Conhecimento Psicopedagógico- Psicanálise e Fenomenologia
Contribuições da Psicologia ao Conhecimento Psicopedagógico- Fenomenologia
- Psicopedagogia na Perspectiva da Educação Inclusiva
Como atuar da no contexto Hospitalar
Recursos Acessíveis para Apoiar alunos no atendimento hospitalar e ou com deficiência na inclusão educacional
Atuação do psicopedagogo no Estudo de Caso
- Desenvolvimento Neuropsicomotor e Aprendizagem
Integração Sensorial na Prática Pedagógica
Desenvolvimento Visual
- Estágio Supervisionado
Institucional
Clinica
- Avaliação Final
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da respectiva taxa;
3. Encaminhamento da seguinte documentação:
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.