Tecnologia: ferramentas podem facilitar o dia a dia da obra

Tecnologia: ferramentas podem facilitar o dia a dia da obra

image

As ferramentas tecnológicas vêm mudando muito as formas de trabalho, e na construção civil esse cenário não poderia ser diferente. Hoje, existe uma série de softwares que ajudam os engenheiros a organizar informações e a otimizar o tempo. Programas como Building Information Model (BIM) ajudam os profissionais da área na administração do tempo e na entrega e redução de problemas nos projetos.
 

A indústria 4.0 interferindo diretamente nas obras
 

A tecnologia vai mudar ainda mais a dinâmica das obras. Hoje em dia, é possível acompanhar atividades em tempo real no canteiro de obras e fazer cotações, por exemplo. Tudo está caminhando para um dinâmica facilitada, mesmo que a passos lentos, como é o caso do Brasil.
Além disso, a gestão das obras precisa lidar com a mudança do perfil do trabalhador, e o desafio é ainda mais amplo. Temos softwares dos mais variados para atender a uma série de novas demandas, mas será que os trabalhadores da área estão familiarizados com essas ferramentas ou sabem ao menos o que está acontecendo?

 

VEJA TAMBÉM:

Estruturas pré-fabricadas de concreto

Desafio para a construção civil: sustentabilidade e produtividade

A engenharia econômica

Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo: qual a diferença entre esses dois segmentos?

Não basta as empresas investirem em equipamentos e programas de ponta quando seus funcionários não estão treinados e habilitados para a utilização dessas ferramentas. Na verdade, esse é o grande desafio: integrar a atividade humana à digitalização.
 

A digitalização é essencial e importantíssima para os avanços da construção civil. Por meio de ferramentas tecnológicas, os profissionais envolvidos com o projeto têm um parâmetro melhor e uma visão mais abrangente da obra. Isso proporciona uma entrega mais rápida e eficiente dos projetos.
 

Especialização
 

A construção civil está em plena transformação, e é comum que, para suprir essas necessidades, o mercado de trabalho busque profissionais plenamente qualificados. A USCS pensa nesses profissionais que estão investindo em formação especializada para atender às novas demandas de maneira direcionada e eficiente.
 

Visualizando a importância e a amplitude da atuação desses profissionais, criou-se o curso de Pós-Graduação Lato Sensu que pretende qualificar profissionais ligados à área, valorizá-los, para o seu bom desempenho nas funções de agentes estimuladores, produtores de conhecimentos e aplicadores de técnicas precisas e bastante atualizadas. Conheça nosso curso de Engenharia Civil: Sistemas Construtivos de Edificações: https://bit.ly/2I7D14G
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699