Estruturas pré-fabricadas de concreto

Estruturas pré-fabricadas de concreto

image

As estruturas pré-fabricadas de concreto vieram para agilizar os projetos, já que apresentam algumas vantagens em relação àquelas feitas no canteiro de obras. Por meio dessa técnica é possível também ter um maior controle de qualidade; em contrapartida, a equipe precisa dar uma atenção maior ao transporte e ao manuseio das peças.
 

O processo de elaboração é mais complexo
 

A elaboração de um projeto com peças pré-fabricadas de concreto é mais complexa, já que é preciso que a equipe faça uma análise da compatibilidade das peças com a estrutura fixa. Após a sua viabilização, a dinâmica do trabalho começa a ser colocada em prática. Por meio de todas as informações colhidas e estudadas, o projetista começará a fase de tirar tudo do papel.
 

Cuidados essenciais da concretagem
 

Assim como o projeto, a concretagem dos pré-fabricados precisa cumprir normas de qualidade. Na etapa de vibração, é preciso uma atenção maior em relação aos níveis de consistência do concreto. O tema qualidade é muito abrangente, principalmente na área de construção civil, porém as peças pré-fabricadas de concreto precisam ser resistentes o suficiente para que possam ser movimentadas e transportadas com segurança – é para isso que os critérios de qualidade precisam ser atingidos.
 

VEJA TAMBÉM:

Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo: qual a diferença entre esses dois segmentos?

Desafio para a construção civil: sustentabilidade e produtividade

O que é visual merchandising?

O processo de finalização é onde a concretagem está terminando e logo acontecerá a sua desenformação. Essa parte é a mais delicada, é preciso ser feita com cautela e utilizando os materiais necessários. Pode ser utilizada uma cobertura de filme plástico para conter a evaporação da água ou feita uma aceleração das reações de hidratação do cimento com o uso da cura térmica.
 

Todo o processo de cura é importantíssimo, já que é isso que garantirá que a peça não sofra deformidades quando for utilizada. A peça ainda passará por análises mais profundas como resistência à compressão, módulo de elasticidade e outros testes que podem ser solicitados.
 

Especialização profissional
 

A Pós-Graduação em Engenharia Civil: Sistemas Construtivos de Edificações tem o objetivo de capacitar profissionais de Engenharia ou de áreas afins para atuar nos diversos campos da Construção Civil, particularmente no setor de edificações, capacitando-os para a adoção de procedimentos gerenciais mais eficientes e para o emprego de técnicas construtivas devidamente racionalizadas. Os conhecimentos adquiridos no curso permitirão ao profissional a tomada de decisões nas seguintes áreas: gerenciamento na construção, fundações, sistemas estruturais, tecnologia dos materiais, patologia das construções, meio ambiente, automação predial, gestão da qualidade e instalações prediais. Saiba mais informações: https://bit.ly/2I7D14G
 

 

Fonte: https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/como-sao-feitas-as-estruturas-prefabricadas-de-concreto_15878_10_0

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699