Desafio para a construção civil: sustentabilidade e produtividade

Desafio para a construção civil: sustentabilidade e produtividade

image

Os desafios para a construção civil são muitos, principalmente com as novas demandas e o aumento populacional mundial. A exigência será mais enfática daqui a alguns anos, quando as estruturas urbanas serão melhores e preparadas para atender o êxodo para as grandes cidades. Tudo isso provoca um impacto direto no transporte, na alimentação e na energia, por exemplo.
 

Juntamente com todas essas demandas, é preciso que o setor de construção civil se adapte o mais rápido possível para atender esse mercado. Outro parâmetro a que as construções civis precisarão se adequar é o da sustentabilidade, pauta cada vez mais recorrente nos dias de hoje. A partir dos conceitos sustentáveis, a construção civil precisará aperfeiçoar sua produtividade, ampliando sua capacidade, economizando recursos e diminuindo custos.
 

VEJA TAMBÉM:

Você conheça a metodologia Six Sigma?

A engenharia econômica

As mudanças da tecnologia na era industrial 4.0

Mercado de engenharia em busca de novos profissionais

O mundo aos poucos vai se adaptando à sustentabilidade, e na construção civil já é possível ver uma grande variedade de materiais sustentáveis, seja aqueles que são reutilizados ou os com maior durabilidade. Todo o esforço voltado para a preservação da natureza é necessário e será cobrado dos profissionais da área.
 

Quais são os principais aspectos de uma construção sustentável
 

•    Os profissionais responsáveis pela obra precisam pensar em seu projeto em longo prazo: qual é o impacto dele na natureza?
•    É preciso pensar de forma mais responsável sobre o uso dos recursos naturais.
•    Procurar alternativas de materiais e técnicas que sejam mais sustentáveis.
•    Fazer gestão de resíduos, sejam eles quais forem. Esse é um bom caminho para diminuir o impacto das obras no meio ambiente.

 

Conheça a nossa Pós-Graduação em Engenharia Civil: Sistemas Construtivos de Edificações: https://bit.ly/2I7D14G
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699