Você conheça a metodologia Six Sigma?


Postado em 07/08/2019



A metodologia Six Sigma é uma técnica baseada em teorias de gerenciamento de tarefas, com o objetivo de otimizar o trabalho do meio industrial. Por meio de algumas ações, é possível deixar mais econômicos os processos de produção, sem perder a qualidade do produto.
 

O foco desse esforço está sempre no cliente, já que todas as ações são tomadas para que a produção seja eficiente e diminua a chance de erros, proporcionando satisfação aos consumidores, e claro, produzindo de forma mais ágil.
 

Six Sigma e sua definição
 

Os clientes, os processos e os funcionários são as peças essenciais do Six Sigma, e as estratégias serão aplicadas de acordo com a necessidade de cada setor. A teoria é bastante democrática e pode se aplicar às diferentes realidades das instituições.
 

O Six Sigma surgiu de uma necessidade de produção da Motorola na década de 1980, com o intuito de reduzir o número de produtos defeituosos em um período de cinco anos. A técnica, em si, tem como missão usar de sua metodologia para fazer a correção de processos até que os erros sejam reduzidos a 1%.

VEJA TAMBÉM:

As mudanças da tecnologia na era industrial 4.0

Engenharia de produção: uma área promissora

Etapas
 

Os responsáveis pelo aperfeiçoamento dos processos precisam se debruçar em cima de dados e oportunidades para que daí possam extrair as melhores estratégias. Ajustar processos não é uma tarefa fácil, já que há uma série de fatores internos e externos que precisam ser revistos. Para isso, a equipe precisa passar por algumas etapas:
 

•    Na etapa de definição, a equipe reunirá as informações acerca das necessidades da empresa, qual objetivo quer atingir e os pontos principais de qualidade que precisam ser alcançados.
•    Não há como iniciar um projeto novo sem fazer uma mensuração, correto? E o cliente é o elemento mais importante desse processo todo. Por isso, você precisará entende-lo e traçar as suas necessidades, alinhando-as junto com as da empresa, e tudo isso precisa ser transformado em números.
•    Após todo o processo de coleta de informações, é preciso fazer um trabalho profundo de análise. É nessa hora que a equipe responsável pelas mudanças irá pontuar todos os erros e também as possibilidades de resolução.
•    O próximo passo é implementar as melhorais e mudar os processos. Tudo isso precisa estar alinhado aos objetivos definidos nas etapas anteriores.
•    Após tudo isso, chegou a fase de observar todas as mudanças, se elas estão funcionando ou não, avaliar o desempenho dos processos e analisar se são necessárias mais melhorias.

 

Em que o Six Sigma pode beneficiar as empresas?
 

•    Reduz custos.
•    Reduz desperdício.
•    Ajuda na coleta de informações para que metas sejam mais bem classificadas.
•    Ajuda a acompanhar de perto o crescimento da empresa.
•    Aprimora os produtos oferecidos.
•    Ajuda diretamente no aperfeiçoamento dos processos internos.

 

A USCS oferece um curso de especialização direcionado para os profissionais que querem aprofundar seu conhecimento sobre Six Sigma. Conheça a nossa Pós-Graduação: https://bit.ly/2T2v8Qt
 

0800 767 8727
(11) 94548-3386




Outros Links