A engenharia econômica

A engenharia econômica

image

A engenharia econômica é a ciência que estuda soluções para os problemas relacionados à área, dando ao profissional uma habilidade para a tomada de decisões relacionadas a finanças, como a redução de custos.
O engenheiro precisa ter esse conhecimento para a tomada de decisões em seu dia a dia profissional. Em sua rotina, ele encontrará desafios como avaliação de investimento, taxa de retorno, análise de projetos, aquisição de novos equipamentos e mais diversas questões que estão relacionadas diretamente com as finanças da empresa.

 

Gerenciamento de custos
 

Nada acontece dentro de uma empresa sem um planejamento financeiro, e isso não seria diferente na engenharia de produção. Na verdade, as instituições precisam ter profissionais voltados para a área financeira em sua gestão. É por isso que a engenharia econômica é estudada na grade curricular da pós-graduação em Engenharia de Produção da USCS.

VEJA TAMBÉM:

Qual Pós-graduação na área de Engenharia combina mais com você?

Engenharia de produção: uma área promissora

As mudanças da tecnologia na era industrial 4.0

O conhecimento financeiro é essencial, tanto para a criação de novos produtos e projetos quanto para a previsão de gastos. Um projeto sem um gestor que tenha noção de custos tem mais chances de não obter sucesso, já que o ponto inicial de qualquer coisa é o financeiro.
 

Engenharia de produção e economia
 

A atuação do engenheiro desse setor é muito ampla, podendo exercer funções na área de desenvolvimento de produto, gestão de pessoas, financeiro, logística etc. O profissional que escolher a especialização nessa área terá entre suas funções a habilidade de racionalização do trabalho. Ele terá uma expertise em aprimorar as técnicas de produção, ordenação de atividades financeiras, logísticas e comerciais.
 

Profissionais que obtêm um conhecimento aprofundado e habilidade para lidar com finanças costumam se destacar no mercado. E, dentro de uma empresa que trabalha com cadeias de produção, ter esse diferencial chama mais atenção ainda.
 

Além disso, é ótimo para a empresa ter um funcionário que possua uma noção de custos, já que isso otimiza e muito as atividades do dia a dia. E, claro, ajuda também na diminuição de gastos e análise financeira para os projetos futuros.
 

Uma das formas de se qualificar para atender às demandas do mercado de engenharia é fazer um curso de especialização. Conheça a nossa pós-graduação em Engenharia de Produção: https://bit.ly/2HVej69
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699