Qualidades que um Engenheiro de Produção precisa ter

Qualidades que um Engenheiro de Produção precisa ter

image

Como engenheiro de produção, o profissional deverá estar preparado para os desafios do mercado, bem como para trilhar uma jornada de evolução e crescimento. Tratando-se de uma área que cuida dos processos de fabricação, de negócios e de garantia da qualidade, o engenheiro desse segmento precisa estar pronto para fazer análises meticulosas a fim de melhorar pontos fracos, evitar desperdícios e aperfeiçoar processos.

VEJA TAMBÉM:

O tempo é um dos grandes pilares do Lean

As tendências de decoração sustentável para 2021

O que são Lean Manufacturing e World Class Manufacturing?

A liderança e os novos desafios em um momento de pandemia

Portanto, para que você se torne um Engenheiro de Produção referência no setor, atente para as seguintes dicas:
 

•    Não se esqueça de que o processo de aprendizagem deve ser constante. Dessa forma, busque ampliar o seu conhecimento com quem já é experiente.
•    Invista em cursos, e se for em uma especialização, melhor ainda. Ter uma Pós-graduação em seu currículo é essencial para chamar a atenção das grandes empresas e realizar um trabalho de excelência.
•    Desenvolva ao máximo as suas habilidades comunicacionais. Não se esqueça de que parte do trabalho de um bom Engenheiro de Produção está alicerçada na qualidade da comunicação com os parceiros de trabalho. Comunique-se de forma clara, coerente e fluída para que suas ideias sejam compreendidas facilmente e sem ruídos.
•    Tenha um conhecimento profundo e amplo sobre a empresa para a qual presta serviço. Isso é importantíssimo para que você tome decisões assertivas e com foco no atingimento das metas estabelecidas.
•    Escute as outras pessoas da sua equipe. Saber falar é importantíssimo, porém, escutar ideias novas e abrir espaço para a argumentação é importante. A conversa é uma ferramenta enriquecedora para os profissionais, independentemente de sua área de atuação.
•    O mundo da Engenharia de Produção é muito complexo e, por se tratar de uma posição bastante tradicional dentro das empresas, é comum que ela sofra mudanças por causa do mercado. Portanto, o profissional deve estar preparado para mudar e evoluir tanto no conhecimento como socialmente. Além disso, é preciso ter jogo de cintura para usar essas mudanças a seu favor.
•    Trace metas para o futuro; conheça a empresa em que trabalha; estude os próximos passos para o seu crescimento e tenha um plano de carreira sólido. Tudo isso irá ajudar você a alcançar seus objetivos profissionais dentro da empresa ou da área como um todo.

 

Conheça o curso de Pós-graduação em Engenharia de Produção da USCS:
http://bit.ly/3oZHZkX