A liderança e os novos desafios em um momento de pandemia

A liderança e os novos desafios em um momento de pandemia

image

A pandemia de Covid-19 mudou completamente o cenário profissional no mundo. A maioria das empresas está dando continuidade ao trabalho na modalidade home office, e a maioria dos profissionais, independentemente do cargo, nunca trabalhou de casa, razão pela qual o desafio para o líder é ainda maior.
 

Em um momento como este, trabalhar remotamente é a única saída para ajudar no combate ao coronavírus. Muitos líderes estão lidando com a pressão de manter o trabalho em dia e organizar toda a equipe, para que, durante esse período de home office, todos consigam entregar o trabalho de maneira satisfatória.

VEJA TAMBÉM:

A neuroliderança pode ser o que a sua empresa precisa para alavancar os negócios

A importância de o líder manter a calma em um momento de crise

A videoconferência em um período de pandemia

O gestor nos dias de hoje e seus desafios corporativos

O momento requer reflexão
 

O mundo não será mais o mesmo depois dessa pandemia, e quando a rotina voltar ao normal, encontraremos novos desafios. Nesse momento, porém, o líder precisa refletir sobre absolutamente tudo que foi planejado para 2020, e, talvez, metas precisem ser reavaliadas, planos tenham de ser adiados, e, claro, é preciso observar e tomar decisões sobre o impacto disso tudo na organização.
 

Ao mesmo tempo, o líder poderá usar esse momento para conquistar novas oportunidades de negócios, moldar novas estratégias e colher dados para elaborar novos planos de negócio.
 

Com o distanciamento social, as relações profissionais precisam ser ainda mais fortes
 

Um dos papéis do líder é manter-se próximo aos colaboradores e trabalhar em prol de uma equipe motivada. Estamos vivendo em uma época muito delicada, e todos estão sensíveis. Por isso, é de extrema importância trabalhar os relacionamentos da melhor forma.
 

A sua equipe precisa confiar em você, pois, nesse momento, o líder é um elo muito forte e importante para a empresa. Seja transparente, converse com todos, entenda os sentimentos, identifique possíveis problemas e apoie a equipe. Cultivar uma rede de apoio é importante em momentos de dificuldade, o que será essencial para a tomada de decisões em momentos mais delicados.
 

Especialize-se
 

O seu tempo livre durante essa quarentena pode ser investido em aperfeiçoamento profissional, e um curso de especialização pode ser a decisão perfeita. A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) oferece uma variedade de cursos de Pós-graduação na modalidade presencial e EAD, em uma diversidade de áreas. Parte do processo de se tornar um ótimo líder vem do esforço e do aprofundamento técnico-científico.
 

Conheça nossos cursos de Pós:
 

Pós EAD: https://bit.ly/2A0P0hw
Pós presencial: https://bit.ly/3e7Tp0X