O tempo é um dos grandes pilares do Lean

O tempo é um dos grandes pilares do Lean

image

O Lean se tornou uma técnica bastante popular e importante para as empresas, ajudando a otimizar a produção e a entregar produtos com maior qualidade. Um de seus princípios mais conhecidos é a “Eliminação de desperdícios”, que muitas pessoas entendem como uma questão ligada a custos, mas não é bem assim.
 

No Lean, quando falamos de eliminação de desperdícios, isso quer dizer que é preciso acabar com todas as atividades que não agregam valor ao cliente, o que interfere diretamente no tempo de entrega.
Nos dias de hoje, o cliente valoriza, e muito, as empresas que conseguem entregar o que desejam em poucos dias; porém, dependendo do produto, a maioria das empresas estabelece o processo de algumas semanas. Quando você consegue otimizar o seu tempo a ponto de conseguir fazer uma entrega em poucos dias e satisfazer o cliente, pronto, pode somar mais pontos na vantagem competitiva.

VEJA TAMBÉM:

Lean Six Sigma Green Belt

Os desperdícios mais comuns nas empresas e como o Lean Manufacturing pode ajudar a solucioná-los

O Lean Six Sigma e o Engenheiro de Produção

Mentalidade Enxuta e os princípios do Lean

Basicamente, quanto mais tempo conquistamos eliminando atividades desnecessárias, melhor para a eficiência da produção. Através disso, podemos reduzir custos, expandir o negócio e usar o “tempo livre” para fazer atividades úteis.

Podemos entender que, por mais que haja investimento em máquinas mais modernas e no aumento do quadro de funcionários, não conseguimos comprar uma coisa valiosa: o TEMPO. Sempre teremos 24 horas e 365 dias no ano. Não tem como mudar ou ampliar isso.
 

A ideia principal do Lean não é substituir o seu sistema de produção para um Sistema Toyota de Produção (STP), e sim utilizar as metodologias Lean para melhorar o trabalho da equipe no dia a dia e, consequentemente, aperfeiçoar a linha de produção para um caminho de mais eficiência e menos desperdícios.
 

Claro, tudo isso precisa ser feito respeitando os recursos da empresa e otimizando o tempo em busca de uma produção de qualidade, e não de quantidade. Dessa forma, você conseguirá ver claramente as mudanças que o Lean proporcionará para a sua empresa.
 

Conheça o curso de Pós-Graduação em Lean Six Sigma da USCS: http://bit.ly/392dkwr


 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699