Mentalidade Enxuta e os princípios do Lean

Mentalidade Enxuta e os princípios do Lean

image

A Mentalidade Enxuta é uma técnica que pode ser amplamente utilizada e que pode gerar muitos resultados positivos para as empresas. A ideia é produzir cada vez mais, porém, com o esforço humano, o uso de equipamentos, o tempo e o espaço cada vez menores. Com isso, busca-se alcançar um resultado amplamente positivo no que diz respeito a satisfazer os clientes.
 

Para que possamos entender da melhor forma, há cinco princípios enxutos básicos: identificar o valor; mapear a cadeia de valor; criar o fluxo de valor; estabelecer o pull (puxar); e buscar a perfeição. Todos eles são aplicados simultaneamente em um processo de produção, e o principal objetivo é maximizar os resultados e minimizar as perdas.

VEJA TAMBÉM:

Você conheça a metodologia Six Sigma?

Princípios do Lean Thinking

As mudanças da tecnologia na era industrial 4.0

Engenharia de produção: uma área promissora

Entenda como funcionam os cinco princípios
 

•    Identificar o valor – Quando falamos de valor, precisamos entender o que o cliente espera do produto. Fatores como preço, qualidade e prazo de entrega podem ser os pontos de partida, porém, há outros pontos que também podem ser levados em conta: atendimento e características específicas, por exemplo.
•    Mapear a cadeia de valor – Já a cadeia de valor é relacionada ao alinhamento da sequência das atividades. São mantidas aquelas que agregam valor, e as que não agregam nenhum valor são eliminadas. Nessa parte, tudo relacionado ao processo de produção é reavaliado para se entender o que deve ou não continuar.
•    Criar o fluxo de valor – No fluxo contínuo é preciso que os processos sejam feitos continuamente, sem interrupção. Dessa forma, os produtos são produzidos com cada processo devidamente pensado, com as peças adequadas, sem paradas e sem desperdícios.
•    Estabelecer o pull (puxar) – O puxar é a fase em que será produzido apenas o que for necessário, quando for necessário e sempre que for solicitado. Assim, um estoque desnecessário não é produzido, bem como a mão de obra não é usada desnecessariamente.  
•    Buscar a perfeição – Já a fase de perfeição é a parte final. Por meio de todo o trabalho que foi desenvolvido, a empresa alcançará a perfeição, todos os processos serão aperfeiçoados continuamente.  

 

Conheça a Pós-Graduação em Produção Enxuta e Mais Limpa (P+L) – Lean & Green: https://bit.ly/2p0XzE2

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699