Os desperdícios mais comuns nas empresas e como o Lean Manufacturing pode ajudar a solucioná-los

Os desperdícios mais comuns nas empresas e como o Lean Manufacturing pode ajudar a solucioná-los

image

A indústria vive em um ritmo frenético. São tantas coisas com que os gestores precisam se preocupar que muitas vezes fica difícil dar conta de tudo. É preciso se preocupar com os processos, com os erros de produção, com a qualidade do produto, com os desperdícios e com a produtividade de seus funcionários. E como fazer tudo isso? O Lean Manufacturing reúne as estratégias perfeitas para ajudar os gestores a aperfeiçoar a linha de produção em todos os sentidos.

VEJA TAMBÉM:

Engenharia de produção: uma área promissora

Que mudanças a gestão lean trouxe para o mundo dos negócios?

Você conheça a metodologia Six Sigma?

As mudanças da tecnologia na era industrial 4.0

Problemas que acabam causando desperdícios
 

No dia a dia, uma série de ações podem causar desperdícios:
 

•    Produção em excesso, além do necessário.
•    Funcionários em período longo de inatividade podem gerar resultados negativos, já que isso afeta diretamente os processos de produção.
•    Dificuldades no manuseio de ferramentas, máquinas e sistemas é uma falha muito grave, e a empresa precisa atentar para isso. Em muitos casos, a equipe pode utilizar os equipamentos de forma errada, tornando o processo ineficiente.
•    O local de trabalho precisa ser organizado, caso contrário, os funcionários perderão muito tempo em ações que poderiam ser facilmente resolvidas se todos os materiais estivessem ao seu alcance.
•    A movimentação de pessoas e materiais gera um tempo muito grande de improdutividade. A equipe não pode perder tempo se locomovendo. É preciso que todas as ferramentas de trabalho estejam acessíveis.
•    Erros frequentes na produção, produtos com baixa qualidade e produção ineficiente são erros inadmissíveis. É preciso estudar os processos e entender o motivo desses impasses.
•    Dentro de uma equipe, os gestores precisam atentar para os talentos. Quando a gestão não reconhece seus funcionários, existe a possibilidade de cultivar na equipe um sentimento de insatisfação e, consequentemente, gerar improdutividade.

 

O Lean Manufacturing
 

As empresas brasileiras enfrentam um momento altamente desafiador, que impõe, como critério de sobrevivência, nada menos que a excelência em suas operações. A fim de projetar, produzir e entregar valor aos clientes com maior rapidez e com o menor custo possível, as empresas adotam os princípios, conceitos e técnicas que formatam o sistema de produção intitulado Lean Manufacturing (Produção Enxuta), que surgiu de um estudo da indústria japonesa, particularmente da Toyota Motor Corporation, e ganhou notoriedade mundial graças aos resultados proporcionados por sua efetiva implementação. A Manufatura Enxuta promoveu uma revolução nos meios de produção de bens e serviços em vários países, porém, no Brasil, ainda há um longo caminho a ser percorrido. Os profissionais capacitados no Lean Manufacturing já são mais valorizados e, num futuro próximo, dominar as técnicas e os conceitos do Lean será pré-requisito para diversas contratações. Todavia, são raros os cursos que oferecem bom conteúdo, que unem teoria e prática, e que são ministrados por bons professores.
 
A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) desenvolveu o curso de pós-graduação em Engenharia Industrial com Ênfase no Lean Manufacturing exatamente para atender a essa demanda e, até agora, nosso curso é o único idealizado a partir dos 4Ps do modelo Toyota. Sabemos que o Lean é um sistema de gestão construído e sustentado por uma filosofia de longo prazo, que propicia o desenvolvimento de uma cultura única e de um estilo de liderança muito particular, que, por sua vez, formam os pilares desse modelo: Melhoria Contínua e Respeito pelas Pessoas. Ingressando no nosso curso, você terá aulas com quem tem sólida experiência na indústria e conhecimento profundo do assunto.

Saiba mais: https://bit.ly/321TSeO

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699