Qual é a diferença entre crime ambiental e desastre natural?

Qual é a diferença entre crime ambiental e desastre natural?

image

Nos últimos anos, fomos espectadores de uma série de catástrofes ambientais no Brasil. Muitos dessas tragédias foram causadas por irresponsabilidades cometidas por empresas. Tudo isso originou um caos absurdo, com a perda de vidas, bens materiais e prejuízos incalculáveis ao meio ambiente. Porém ainda é difícil para as pessoas diferenciar desastre natural e crime ambiental.
 

O desastre natural está sempre ligado a fenômenos que partem da natureza, podendo ser de ordem climática astronômica, geológica ou biológica. Pode ser ocasionado por furacões, terremotos, inundações, incêndios ou desabamentos. Nestes casos, não há a interferência humana.
 

VEJA TAMBÉM:

Governo brasileiro libera uso de novos agrotóxicos

Anvisa reavaliará continuidade ou não do uso de muitos agrotóxicos utilizados no Brasil

Segurança das barragens é discutido em Comissão

O Brasil antecipa o cumprimento da meta de redução de carbono na Amazônia e Cerrado

Já os crimes ambientais são definidos como uma ação – ou uma sequência delas – responsável por causar efeitos nocivos à vida humana e animal ou prejudicar diretamente recursos naturais e o meio ambiente. Por isso, é essencial que as autoridades governamentais cobrem responsabilidade social e ambiental de todas as instituições que fazem uso ou não de recursos naturais para suas produções.
 

No Brasil, nossa memória é recente quanto ao assunto, já que vimos casos bastante extremos acontecendo em Mariana (MG) e Brumadinho (MG), onde houve um rompimento de barragens de rejeitos de mineração, causando centenas de mortes humanas e animais e danos irreparáveis na natureza.
 

É por isso que profissionais como o engenheiro ambiental são importantíssimos para as empresas. A conscientização em relação às questões ambientais é indispensável hoje em dia, para que crimes como os que aconteceram nas cidades de Minas Gerais sejam evitados.
 

Conheça a Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da USCS: https://bit.ly/2Ljx9aZ
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699