Segurança das barragens é discutido em Comissão

Segurança das barragens é discutido em Comissão

image

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) promoveu uma audiência pública para debater sobre a segurança das barragens no Brasil. O senador Jean Paul Prates (PT-RN) destacou a importância de se debater o assunto devido as duas grandes tragédias que aconteceram recentemente, em Mariana e Brumadinho, ambas em Minas Gerais.
 

O senador propõe a extinção das barragens em todo o território nacional, o argumento é baseado na Resolução nº4, de 15 de fevereiro de 2019, da Agência Nacional de Mineração (ANM), que determina a extinção e descaracterização das barragens conhecidas como “a montante” até 2021.
 

Barragem “a montate”?
 

Hoje existem cerca de 84 barragens desse tipo no Brasil, ela consiste no sistema onde vai sendo elevada em forma de degraus, conforme é preenchida de rejeitos. Essa lama é formada por ferro, sílica e água, é um método simples e mais barato.
 

No Brasil, existem cerca de 24 mil barragens, sendo elas 3.543 classificadas como risco e 5.459 como dano potencial. Os assuntos foram amplamente discutidos entre representantes ambientais e políticos.
 

Nessa direção, o pos graduação em mba em meio ambiente e sustentabilidade proporciona ao educando complementação em sua formação em novas disciplinas de forma à oferecer aos participantes condições para compreender e analisar os problemas ambientais sob a perspectiva econômica, social, político-institucional e empresarial, e transformar desafios ambientais em estratégias e oportunidades de negócios.: https://bit.ly/2Q22ifX
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699