Quais são os tipos de câncer mais comuns no Brasil?

Quais são os tipos de câncer mais comuns no Brasil?

image

O câncer é uma doença que vem assolando muitas pessoas pelo mundo. No Brasil, os tumores são a segunda principal causa de morte. Durante o ano, vemos uma série de campanhas que o governo brasileiro divulga para conscientizar as pessoas sobre a doença, como o Novembro Azul e o Outubro Rosa, por exemplo.

VEJA TAMBÉM:

Qual é o papel do fisioterapeuta em uma emergência?

Brasil adere à grande campanha de valorização do enfermeiro

O que a boa gestão faria por nossa saúde?

Por que o enfermeiro é tão importante no tratamento do paciente oncológico?

Quais são os tipos de câncer mais comuns no país?
 

•    O câncer de próstata é o tipo mais comum no país. Os homens podem ficar mais expostos ao risco após os 50 anos. Fatores genéticos, consumo desenfreado de bebidas alcóolicas, obesidade e dieta inadequada são as principais causas da doença.
•    O indício de câncer de mama pode ser detectado por meio de um caroço no seio; quando diagnosticado precocemente, as chances de cura aumentam. Entre suas causas estão histórico familiar, sedentarismo, menstruação precoce e menopausa tardia.
•    O câncer colorretal acomete um segmento do intestino grosso e do reto; quando descoberto em seu início, as chances de cura são bastante expressivas. O consumo exagerado de bebidas alcóolicas, carne vermelha e alimentos processados pode ser uma das principais causas da doença. Fumantes e pessoas sedentárias também correm o risco de desenvolver esse tipo de câncer.
•    O câncer de pulmão é causado pelo consumo de derivados do tabaco. Os principais sintomas da doença são dor na região torácica, pneumonia, sangue ao tossir, tosse seca e falta de ar.
•    O câncer de estômago pode acometer pessoas obesas, com uma dieta rica em alimentos industrializados e aquelas que têm um consumo de álcool bastante alto em sua rotina.

 

É importante ressaltar que, para a prevenção do câncer e de uma série de outras doenças, uma vida mais saudável é a chave certa. Entretanto, o acompanhamento médico da sua saúde também é essencial, e os exames de rotina são os guias para que possamos diagnosticar doenças e tratá-las.


 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699