Qual é o papel do fisioterapeuta em uma emergência?

Qual é o papel do fisioterapeuta em uma emergência?

image

Muitos ainda estranham a presença de um fisioterapeuta em uma unidade de emergência, mas saiba que o conhecimento desse profissional é importantíssimo para esse tipo de atendimento. A avaliação de um paciente por intermédio dos conhecimentos fornecidos pela fisioterapia é essencial para a diminuição do impacto daquilo que provocou sua ida para o hospital.
 

O fisioterapeuta poderá avaliar o paciente em sua chegada para que sejam prevenidas lesões, avaliando formas em que ele possa ficar seguro e confortável, por exemplo. Seu conhecimento é abrangente o suficiente para auxiliar o atendimento na identificação de sinais e sintomas. É assim uma peça importantíssima para ajudar na amenização do quadro clínico e intensificar o atendimento ainda na sala de choque.

VEJA TAMBÉM:

Fisioterapia pélvica e a melhora da vida sexual

Cuidar de pequenos hábitos pode beneficiar a saúde da sua coluna

A fisioterapia pode ser o melhor tratamento para as dores

Cursos de especialização na área de Fisioterapia que estão em alta

Há um índice preocupante de pacientes na emergência do hospital que sofrem um agravamento em seu quadro devido a uma avaliação muito superficial de seu estado de saúde. As equipes dos hospitais no pronto-socorro são bem reduzidas, o que impede uma avaliação profunda.
 

Quando se trata de acidentes que tiveram como consequência lesões, a avaliação de um fisioterapeuta é ainda mais importante. A análise desse profissional não se limita apenas à identificação da lesão, mas ele consegue classificar a gravidade, a melhor forma de posicionar o paciente e qual medida tomar imediatamente para a redução do sofrimento do acidentado.
 

É indispensável para o fisioterapeuta a procura por um conhecimento mais específico e aprofundado, já que as situações em uma pronto-socorro são muito adversas. Sendo assim, sua contribuição é enriquecedora e indispensável.
 

Conheça a nossa pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar e Emergência: https://bit.ly/2TFzah4
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699