Por que o enfermeiro é tão importante no tratamento do paciente oncológico?

Por que o enfermeiro é tão importante no tratamento do paciente oncológico?

image

O enfermeiro é uma das peças mais importantes no tratamento do paciente oncológico, já que seus cuidados também se estendem a família. O profissional de enfermagem é responsável pela prevenção, reabilitação, e recuperação da saúde, além disso, o profissional possui o conhecimento técnico e científico para fazer o atendimento de forma ética e adequada.
 

O paciente oncológico  
 

O enfermeiro com essa especialização, dedica-se ao atendimento direto ao paciente oncológico, sua atuação é baseada em seus conhecimentos científicos, e sua assistência vai além do período da quimioterapia. O profissional irá auxiliá-lo em todas as fases do tratamento, principalmente no que se diz respeito ao autocuidado após os procedimentos medicamentosos.
 

A equipe de enfermagem voltada para o atendimento do paciente com câncer é importantíssima, não só efetivamente para o tratamento, mas também para o acolher e prestar suporte para seus familiares. Já que há uma série de efeitos colaterais que causam incômodos e interferem na saúde física e em sua qualidade de vida.
 

A oncologia é uma área que está em plena expansão, isso se deve ao fato do aumento no número de casos de câncer no país. E os cuidados não se limitam apenas a questões relacionadas a saúde, mas também é responsável por cuidar de questões administrativas, como a liberações e o agendamento dos procedimentos.
 

 Além disso, pelo contato constante, o enfermeiro oncológico poderá relatar possíveis alterações no quadro clínico do paciente, e assim fazer o alerta para a equipe assistente tomar as devidas medidas.
 

Especialização na área
 

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) oferece a Pós-graduação EAD em Enfermagem Oncológica, o curso tem como objetivo oferecer conhecimento teórico na assistência de enfermagem ao indivíduo portador de neoplasia, considerando todos os níveis de atenção à saúde, proporcionando a formação de enfermeiros especialistas em oncologia que possam associar o conhecimento técnico-científico à fundamentação ético-política na prática da enfermagem.
 

Conheça a nossa Pós: https://bit.ly/2MD9zVm

Baixe gratuitamente o Manual de Enfermagem Oncológica: https://materiais.posuscs.com.br/manual-de-oncologia-enfermagem

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699