Quais são os cuidados que precisam ser tomados quando se fala de nutrição parenteral

Quais são os cuidados que precisam ser tomados quando se fala de nutrição parenteral

image

Em uma internação hospitalar, o paciente passa por uma série de procedimentos que acabam prejudicando a sua alimentação e afetando diretamente sua absorção de nutrientes. É por isso que a nutrição parenteral é tão importante; sua ação no combate à desnutrição é essencial no dia a dia do paciente internado.
 

As pessoas que estão internadas em leitos hospitalares, seja por causa de cirurgias, infeções ou traumatismos, acabam sofrendo com a desnutrição. Muitos desses pacientes costumam perder peso rapidamente, e isso é uma grande preocupação, já que nossa alimentação é um dos fatores mais importantes para a nossa saúde. Por isso, tem crescido a necessidade de os hospitais terem nutricionista com essa especialidade, para que aqueles que se encontram internados tenham um atendimento de qualidade.

VEJA TAMBÉM:

Apresentação de alimentos para as crianças

O que são macro e micronutrientes?

O que é a periodização nutricional?

Cultivar bons hábitos alimentares é importantíssimo para pessoas autistas

Papel do nutricionista na aplicação da nutrição parenteral
 

Dentro do hospital, o nutricionista será o responsável por administrar os nutrientes através da via endovenosa e, dessa forma, garantir aos pacientes refeições adequadas. A alimentação é o ponto crucial da manutenção da saúde dentro de uma intervenção hospitalar, seja qual for o motivo que levou a pessoa a ser internada.
 

O profissional utiliza os micro e os macronutrientes, e essa alimentação pode ser feita tanto pela via central quanto pela periférica. A dieta adequada garante ao paciente sua estabilização clínica e o direciona para a cura, diminuindo também o impacto da doença em sua saúde física.
 

O intuito da nutrição parenteral é combater a desnutrição nos leitos hospitalares e melhorar a imunidade do paciente, contribuindo assim para a sua melhora clínica e evitando possíveis complicações decorrentes de seu quadro de saúde.
 

Os cuidados que o profissional precisa ter
 

Antes de submeter o paciente à alimentação parenteral, o nutricionista precisa se preocupar em avaliar os indicadores de risco. É preciso verificar se houve perda de peso significativa, se há a impossibilidade de ingestão de 60% das necessidades alimentares pela via enteral ou oral, e verificar se a albumina sérica está abaixo de 3 g/DL.
 

A avaliação nutricional também é mais do que necessária, já que é preciso entender as necessidades nutricionais, fazer um balanço hídrico, solicitar exames laboratoriais (hemograma, por exemplo) e avaliar qual é a enfermidade de base.
 

Após a implementação da alimentação parenteral, o nutricionista precisará acompanhar se o método tem sido bem aceito pelo paciente, verificar se o cateter está em pleno funcionamento e evitar complicações, como infecções em decorrência de um material contaminado.
 

Conheça o curso de Pós em Nutrição Clínica Avançada: Metabologia, Terapêutica Nutricional e Dietoterapia: https://bit.ly/2VXujtr





 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699