O que são macro e micronutrientes?

O que são macro e micronutrientes?

image

A nutrição realmente é algo muito complexo, está além de nosso entendimento básico sobre o que é verdadeiramente uma boa alimentação. Um dos temas são os macro e micronutrientes. Você já ouviu falar deles? Não? Mesmo não sabendo a sua definição, consumimos esses nutrientes em nossa rotina.
 

Micronutrientes: o que são?
 

Sabe os minerais e as vitaminas? Então, esses são os micronutrientes. São essenciais para a facilitação das reações químicas que ocorrem em nosso corpo. Ajudam no bom funcionamento do metabolismo e na regulação da função celular. Podemos encontrar os micronutrientes em verduras, cereais, legumes, frutas, leguminosas e carnes. São essenciais para o nosso corpo, porém a demanda de nosso organismo é menor.

VEJA TAMBÉM:

Cultivar bons hábitos alimentares é importantíssimo para pessoas autistas

Anvisa avaliará o uso de gorduras trans em alimentos industrializados

Nutrição esportiva, o que é?

Nutrição x Câncer

Macronutrientes
 

Já para os macronutrientes é preciso ter uma cautela maior, pois é por meio deles que nosso organismo adquire energia. Por isso, é essencial que nossa dieta seja rica nesses nutrientes, que podem ser encontrados na água, gorduras, carboidratos e proteínas.
 

Com os carboidratos, conseguimos toda a energia para o nosso corpo ficar ativo. Sua presença é garantida no açúcar, mel, pão, milho etc. Já as gorduras são essenciais para a proteção contra lesões em nossos órgãos, controlando a temperatura de nosso corpo e ajudando na absorção de vitaminas. As proteínas cumprem o papel de crescer, construir e reparar os tecidos, também auxiliando diretamente na composição dos anticorpos e do sistema imunológico.
 

Se você tem dificuldade de manter uma alimentação saudável, é melhor optar por um acompanhamento profissional. O nutricionista desempenha um papel importantíssimo a fim de proporcionar qualidade de vida por meio da alimentação. Para os profissionais da área, é importante se manter sempre atualizado sobre as novas demandas do mercado e se aprofundar em conhecimentos mais específicos. Certo?
 

E nada melhor do que investir no seu conhecimento e carreira, não é? Já conheceu a Pós-graduação em Nutrição Clínica Aplicada em Consultório e Ambulatório da USCS? Nosso curso tem como missão capacitar e atualizar nutricionistas para atuação em Nutrição Clínica aplicando o conhecimento sobre terapia nutricional, focando o atendimento nutricional individualizado com ênfase na proposta de uma alimentação saudável para a promoção da saúde e prevenção de doenças, assim como no diagnóstico e na intervenção em diversas condições patológicas, nos diferentes ciclos da vida e na estética; em clínicas, consultórios e ambulatórios. Saiba mais informações: https://bit.ly/2PigVvv

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699