O que é a periodização nutricional?

O que é a periodização nutricional?

image

A periodização nutricional é uma estratégia que leva em consideração fatores como treino, evolução, experiência e questões individuais do atleta. Antes, esse método era utilizado apenas por atletas profissionais, agora, com a disseminação de informações sobre a vida fitness, muitos atletas amadores têm optado por esse tipo de dieta.
 

Adequação aos seus objetivos
 

Como é uma técnica bastante difundida entre os atletas, a periodização baseia-se em um estudo mais profundo sobre a pessoa que está praticando a atividade física, de forma que a dieta se alinhe ao seu objetivo.

VEJA TAMBÉM:

Por que discutir a alimentação é tão importante para as pessoas com ansiedade ou depressão

Cultivar bons hábitos alimentares é importantíssimo para pessoas autistas

Anvisa avaliará o uso de gorduras trans em alimentos industrializados

Nutrição esportiva, o que é?

Durante o esforço físico, nosso corpo sofre uma série de alterações fisiológicas, as quais podem nos levar à saúde ou à doença, caso não haja uma compensação adequada. Sofremos de déficit de vitaminas e nutrientes durante os treinos, por exemplo – uma necessidade que precisamos suprir com a alimentação. Por isso, uma dieta baseada na técnica da periodização é muito recomendada, já que, com ela, o seu treino diário pode ser potencializado.
 

Estratégias
 

•    Training low – Este método se baseia no treinamento com baixa disponibilidade de carboidrato, baixo glicogênio muscular e hepático. Iniciar o exercício com a energia advinda do carboidrato em baixíssimo nível proporciona melhoras no rendimento e no desempenho esportivo.
•    Training the gut – Este método consiste em um treinamento que desenvolve a microbiota do atleta para que haja a correta distribuição de nutrientes. Além disso, essa estratégia pode ajudar a reduzir os problemas gastrointestinais.
•    Training high – Treino baseado em níveis altíssimos de carboidrato. Essa dieta reduz os sintomas de fadiga em treinos de longa duração e ajuda a manter a qualidade do exercício.

 

Conheça o nosso curso de Pós-Graduação em Suplementação Esportiva Aplicada à Saúde, Atividade Física e Desporto:https://bit.ly/2kHjSwr
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699