Por que discutir a alimentação é tão importante para as pessoas com ansiedade ou depressão

Por que discutir a alimentação é tão importante para as pessoas com ansiedade ou depressão

image

Podemos considerar a alimentação o ponto mais importante de nossas vidas. Quando perdemos o equilíbrio alimentar, nosso organismo passa a funcionar de forma disfuncional. A nutrição saudável tem ganhado cada vez mais espaço nas convenções de debate sobre saúde mental, e muitos estudos aprofundaram-se na ligação entre uma dieta equilibrada e o surgimento da depressão, por exemplo.
 

Depressão e ansiedade no Brasil
 

O número de pessoas com depressão e ansiedade no Brasil chegou a um nível alarmante. Estima-se que no país haja 10 milhões de casos. A tendência é que pessoas que estão sofrendo com esse quadro possam desenvolver péssimos hábitos, como o tabagismo, o sedentarismo e a má alimentação.
 

A alimentação
 

Há fortes indícios de que a má alimentação pode ser um dos fatores mais enfáticos no desenvolvimento de quadros de depressão e ansiedade. Quando faltam alguns nutrientes em nosso organismo, nosso corpo precisa suprir essas necessidades. Então nosso sistema nervoso é ativado para fazer esforços para manter as suas atividades do dia a dia.
 

A má alimentação tem uma infinidade de consequências para a nossa saúde mental. É tão poderosa a sua influência que a oferta de neurotransmissores e a comunicação de neurônios é completamente afetada por refeições desequilibradas. Tudo isso aumenta a possibilidade de o indivíduo enfrentar um quadro de depressão.
 

Alimentos e suas consequências em nosso organismo
 

Há indícios de que as deficiências de vitamina B12 e ácido fólico podem estar ligadas ao desenvolvimento de um quadro depressivo. Alimentos ricos em açúcares e gorduras precisam ser consumidos com cautela. Por outro lado, fibras, alimentos ricos em ômega-3, ferro, vitamina E, flavonoides, vitamina C, zinco e vitamina B1 são essenciais para a manutenção da nossa saúde física e mental.
 

VEJA TAMBÉM:

O autoconhecimento pode ser o caminho para a prevenção ao suicídio

É preciso ter um cuidado ainda maior em relação a períodos de dieta. Você está se submetendo a uma alimentação restritiva? Saiba que alguns elementos que você está cortando de suas refeições são essenciais para o bom funcionamento da sua mente também, como o próprio carboidrato, responsável pela nossa energia física.
 

Os estudos em relação ao assunto estão sendo feitos com maior ênfase nos últimos anos. Cientistas do mundo todo estão se empenhando para achar quais são os pontos mais delicados da alimentação que podem causar desordem mental. O auxílio de um profissional da área é indispensável para que suas refeições sejam feitas da forma correta.
 

Profissionais de nutrição
 

Diante de uma nova realidade mundial, nós, seres humanos, estamos atualmente mais ansiosos e, em alguns casos, depressivos. É preciso que profissionais qualificados façam parte das equipes multidisciplinares de tratamento a esses indivíduos. Dada a importância de se manter uma alimentação equilibrada para a manutenção da saúde mental e física, o profissional de nutrição tornou-se uma peça importante das equipes de tratamento a pessoas com quadro ansioso ou depressivo.
 

Em pleno Setembro Amarelo, é importante discutir sobre as complexidades do corpo e da mente humana para que todos os profissionais se unam para proporcionar qualidade de vida aos seres humanos. A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) engaja-se nessa causa há muitos anos e, por isso, dedicamos esforços para capacitar os profissionais, não só da área de nutrição, mas também de outros setores, para o fornecimento de informação e a preservação da integridade física e mental.
 

Oferecemos o curso de Pós-Graduação em Nutrição Clínica Avançada: Metabologia, Terapêutica Nutricional e Dietoterapia. Seu objetivo é aprimorar a qualificação profissional do nutricionista para atuação em área clínica, por meio de subsídios teóricos e práticos que aperfeiçoem o comportamento humanitário e profissional que reflitam em melhor diagnóstico e intervenção nutricional, bem como reconhecimento e satisfação profissional. Saiba mais: https://bit.ly/2VXujtr



 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699