O autoconhecimento pode ser o caminho para a prevenção ao suicídio

O autoconhecimento pode ser o caminho para a prevenção ao suicídio

image

O suicídio tem se tornado uma pauta constante, e virou uma das preocupações das autoridades mundiais. Na verdade, o número de casos de suicídio no mundo aumentou drasticamente, no Brasil o crescimento foi de 40% entre crianças e adolescentes. Campanhas de combate ao problema tem sido incentivada por órgãos como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS).
 

O número de tentativas de suicídio também é assustador, a cada morte consumada, houveram outras 20 pessoas que tentaram tirar a própria vida. Essa é a segunda maior causa de morte entre jovens e 15 e 29 anos.
 

O autoconhecimento  
 

O autoconhecimento é uma ferramenta importantíssima, através da evolução que ela proporciona nós podemos nos conhecer melhor, procurar novas experiências, sensações e situações que nos façam alcançar o bem-estar. Quando dedicamos esforços para escutar o nosso eu interior, podemos enxergar todas as situações, boas ou ruins, por um outro parâmetro.

E assim, mudar atitudes, nos educar e praticar a autoaceitação. E o psicólogo é o profissional que tem aptidão para nos ajudar a exercitar o autoconhecimento.
 

Benefícios
 

•    Podemos compreender melhor nossas emoções.
•    Aprendemos a trabalhar o nosso medo das coisas e das pessoas.
•    É possível descobrir a sua vocação, seja ela para o campo profissional ou pessoal da vida.
•    Aprendemos a lidar de forma diferente diante de situações que antes poderiam ser encaradas com euforia, medo ou angústia.
•    Praticamos a empatia, e podemos entender melhor as outras pessoas.
•    Fortalecemos a nossa autoestima.
•    Exercitamos nosso amor próprio.

 

É importante se conhecer profundamente, já que é a partir disso que podemos entender nossos medos, nossas angústias, nossas alegrias e habilidades. O autoconhecimento é poderoso, porque quando o exercitamos, nós nos sentimos mais fortes e preparados para enfrentar tudo aquilo que nos aflige.
 

Os profissionais da área de psicologia
 

Os profissionais da área de psicologia precisam estar capacitados para o acolhimento das pessoas que estão em sofrimento emocional. Por isso, ampliar o conhecimento é o melhor caminho para entender e lidar com as complexidades da mente humana, e assim, trabalhar em prol do bem-estar de seus pacientes e proporcionar para eles qualidade de vida.
 

O Setembro Amarelo é justamente para que todos nós possamos discutir e nos conscientizar sobre a saúde mental e a prevenção ao suicídio. A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) tem uma longa trajetória de envolvimento com causas extremamente importantes para a sociedade, e a saúde mental é uma das muitas pautas que abordamos com expressividade em nossos cursos.
 

Nós oferecemos o curso de Pós-graduação em Autoconhecimento: em Busca do Desenvolvimento Integral, que tem como público-alvo profissionais de uma infinidade de áreas, pois, uma de nossas missões é tornar o conhecimento democrático para que todos possam se aprofundar em assuntos que são significativos para o avanço em sociedade. Saiba mais informações sobre a especialização: https://bit.ly/2m384Vt

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699