Quais profissionais devem fazer uma especialização em Acupuntura?

Quais profissionais devem fazer uma especialização em Acupuntura?

image

Cada vez mais a Acupuntura é reconhecida como um tratamento seguro e eficiente para tratar uma ampla gama de desconfortos, como enxaqueca, insônia, dor lombar ou ansiedade.
 
A fama do procedimento atrai cada vez mais pessoas com as mais variadas formações ou apenas com o ensino médio completo. Contudo, a pós-graduação em Acupuntura é direcionada aos profissionais que atuam na saúde.
 
A Medicina Tradicional Chinesa é considerada especialidade em algumas áreas da saúde, como fisioterapia, por exemplo, e como técnica de complementação em outras áreas.
 
Leia também:
 
 
Assim, a Acupuntura pode ser praticada por todos os profissionais da área da saúde, como os de Biomedicina, Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Farmácia, Odontologia, Psicologia, Nutrição e Veterinária.
 
Qual o benefício de fazer uma pós-graduação em Acupuntura?
 
Todo profissional sabe como é importante estar munido dos melhores recursos e técnicas para atender seus pacientes. Veja um pouco sobre as categorias de profissionais que podem ser especialistas em Acupuntura.
 
FISIOTERAPEUTAS: a Acupuntura é uma das áreas de atuação dos fisioterapeutas. Por exemplo, já foi comprovada a eficácia da Acupuntura no tratamento da fibromialgia e  na prevenção e tratamento de disfunções do assoalho pélvico. 
 
BIOMÉDICOS: a Acupuntura é uma habilitação da Biomedicina desde a década de 1980.
 
O biomédico acupunturista Marcos Antonio de Queiroz Junior diz que “O biomédico habilitado em acupuntura possui em sua formação os fundamentos da medicina tradicional chinesa e da medicina ocidental, estando apto para promover o tratamento por acupuntura, realizar o diagnóstico bioenergético de seus pacientes e encaminhá-los a outros especialistas quando necessário, atuando no tratamento de dores e inflamações, redução de estresse, ansiedade e de vários outros sintomas, trazendo assim equilíbrio e bem-estar ao nosso organismo”.
 
PREPARADORES FÍSICOS: a Seleção Brasileira de Futebol Sub-20 incluiu a Acupuntura na preparação dos atletas na busca por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres. Muitas outras seleções e equipes de futebol e vôlei têm feito o mesmo.
 
Em 2013, Ronaldinho Gaúcho falou sobre a importância da Acupuntura para auxiliar na recuperação da lesão muscular. A reportagem do Globo Esporte começa assim: “Mesmo com todo aparato médico e tecnológico disponível no futebol moderno, Ronaldinho Gaúcho tem recorrido a uma técnica milenar da medicina chinesa para se recuperar da ruptura muscular na coxa esquerda: a acupuntura”.
 
TERAPEUTAS OCUPACIONAIS: o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) esclarece que o exercício da Acupuntura pelos terapeutas ocupacionais exige que estes tenham domínio de competências, como realização de consulta terapêutica ocupacional; anamnese; solicitação e realização de interconsulta e encaminhamento; avaliação das funções tegumentares, sensório-perceptivas e de dor, articulares e viscerais, neurovegetativas, constituição física e tipológica, qualidade de vida; identificação de alterações e distúrbios energéticos em meridianos e da ausência da homeostasia; aplicação de testes e exames em Acupuntura. 
 
FARMACÊUTICOS: o farmacêutico pode optar pela carreira de farmacêutico acupunturista. A Resolução 710, de 30 de Julho de 2021, dispõe sobre as atribuições do farmacêutico nas práticas integrativas e complementares, no âmbito da medicina tradicional chinesa.
 
DENTISTAS: a Acupuntura pode ser adotada como terapia complementar nos diferentes estágios do tratamento odontológico. Um dos muitos usos da Acupuntura pelo dentista é no tratamento do bruxismo e na diminuição da ansiedade e do medo que muitos têm ao fazer um tratamento odontológico. Pesquisas indicam que, no Brasil, 15% a 20% dos pacientes adultos têm medo de ir ao dentista.
 
PSICÓLOGOS: no artigo sobre Psicologia e Acupuntura, Celia Vectore escreve sobre a importância do conhecimento da Acupuntura pelo profissional de Psicologia e descreve aplicações da Acupuntura no tratamento dos transtornos psicológicos.
 
Em relação ao tratamento da depressão, por exemplo, ela escreve: “Constata-se um grande interesse de pesquisadores da área de Psicologia em investigar a efetividade da terapêutica com acupuntura em relação a tais desordens e a outras, de natureza eminentemente emocional”. Em seguida, ela lista estudiosos que já “mostraram a eficácia da acupuntura no tratamento de episódios depressivos e ansiedade generalizada”.
 
NUTRICIONISTAS: o objetivo da Acupuntura na nutrição é trazer uma melhora na qualidade do atendimento dos pacientes, uma vez que muitos que procuram emagrecer têm algum tipo de transtorno psicológico, como ansiedade, por exemplo.
 
E a Acupuntura é uma importante aliada nesse tipo de tratamento. Ela promove também um reequilíbrio energético que pode reduzir o estresse e diminuir a fome.
 
VETERINÁRIOS: a Acupuntura veterinária é uma área fascinante que tem crescido muito em todo o país. Cada vez mais as pessoas investem no bem-estar dos seus bichos de estimação, e o uso da Acupuntura é cada vez mais frequente para o tratamento de doenças ou alívio da dor após procedimentos cirúrgicos, por exemplo.
 
BIOMÉDICOS E FARMACÊUTICOS ESTETAS: a Acupuntura tende a ser cada vez mais usada na área de estética. Chamada de Acupuntura Estética, a técnica consiste na aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo para melhorar a circulação sanguínea, promover o crescimento das células de sustentação, combater a gordura localizada e ajudar a drenar os líquidos em excesso.
 
Se você é um desses profissionais, acesse agora mesmo o nosso site, conheça a Pós-graduação em Acupuntura da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e fique ainda mais preparado para atender os seus pacientes.
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699