Benefícios da especialização em Acupuntura para fisioterapeutas

Benefícios da especialização em Acupuntura para fisioterapeutas

image

Em outubro de 2022, a fisioterapia completará 53 anos de reconhecimento como profissão de nível superior.
 
Como é mencionado no estudo O Fisioterapeuta do Estado de São Paulo, ao longo de pouco mais de cinco décadas ocorreram muitas evoluções legais e científicas que fazem o fisioterapeuta atual assemelhar-se bem pouco com o “técnico de reabilitação” da década de 1950.
 
 
 
Hoje, esse profissional atua em diferentes níveis de assistência à saúde, da atenção primária à alta complexidade. 
 
O Brasil é o segundo país do mundo em número de fisioterapeutas, e uma das áreas de atuação de maior tendência entre os mais de 240 mil profissionais de Fisioterapia é a Acupuntura.
 
 
 
Acupuntura: mais uma área de atuação da Fisioterapia
 
O fisioterapeuta e acupunturista, Dr. Vinicius Itabaiana de Carvalho Pires, escreveu um artigo para o Crefito-15 mostrando que a Acupuntura, que “busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor”, é mais uma importante área de atuação no campo da Fisioterapia.
 
A procura cada vez maior pelo procedimento é justificada porque, como salienta o Dr. Vinicius, existem cerca de 300 doenças tratáveis por Acupuntura, como sinusite, rinite, resfriado, faringite, amigdalite aguda, zumbido, dor no peito, palpitações, enfisema, bronquite crônica, asma brônquica, alterações menstruais, cólica menstrual, lombalgia durante a gravidez, ansiedade, depressão, insônia, mal-estar provocado pela quimioterapia, dores associadas com câncer, tendinites, fibromialgia, dores pós-cirúrgicas, síndrome complexa de dor regional, dermatitis, gastritis, úlcera gástrica, úlcera duodenal, cólicas, diarreia, constipação, cefaleias, enxaqueca, paralisia facial, sequelas de acidente vascular cerebral, lombalgia, ciatalgia, artrose e artrite, entre tantas outras.
 
A Resolução nº 219, de 14 de dezembro de 2000 do COFFITO reconhece a Acupuntura como especialidade da Fisioterapia.
 
 
Benefícios da Especialização em Acupuntura para Fisioterapeutas
 
Inovação. Fazer uma pós-graduação em Acupuntura é um meio eficiente de se destacar em meio a uma concorrência cada vez mais acirrada. O número de fisioterapeutas cresceu 725% desde o início da pandemia, conforme reportagem da revista Exame.
 
Os profissionais que incluem a Acupuntura entre as suas habilidades inovam sua prestação de serviço e se destacam na multidão.
 
Melhor atendimento ao paciente. Segundo a fisioterapeuta Renata Celian de Martins Kohs, a associação do tratamento fisioterapêutico com a Acupuntura tem mostrado resultados surpreendentes, comprovando ser possível equilibrar o sistema muscular e o sistema ósseo juntamente com o equilíbrio energético do indivíduo, proporcionando condições para que se mantenham os resultados e se previnam novas ocorrências.
 
A Dra. Kohs explica que os resultados variam de 60% a 80% de melhora em uma escala subjetiva de dor quando se associa o tratamento fisioterapêutico à Acupuntura.
 
Atendimento à demanda. A procura pelo tratamento de Acupuntura no SUS cresceu mais de 400% em apenas cinco anos. Isso mostra a altíssima demanda desse procedimento e dá ao fisioterapeuta a oportunidade de agregar um novo procedimento ao seu atendimento e, ao mesmo tempo, oferece ao cliente o benefício de fazer o tratamento com um profissional altamente qualificado.
 
Se você tem interesse nessa qualificação, conheça a Pós-Graduação em Acupuntura ofertada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. 
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699