Pós-graduação em Enfermagem: quais cursos existem?

Pós-graduação em Enfermagem: quais cursos existem?

image

A área de enfermagem é muito ampla. O profissional pode escolher uma especialização para se aprofundar. Um curso de Pós-graduação dá ao enfermeiro uma oportunidade incrível de seguir por um caminho com o qual ele tenha mais afinidade, e, claro, ajuda-o a aprofundar o conhecimento técnico e prático.
 

Quando se fala em curso de especialização, é importante ressaltar que cursos desse tipo têm como objetivo geral melhorar a qualificação dos profissionais da área e, consequentemente, melhorar os serviços, o atendimento, os procedimentos e oferecer qualidade de vida para as pessoas. A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) se engaja em causas importantes para os profissionais da área da saúde e para a sociedade em geral. Por isso, temos mais de 50 anos de tradição em ensino de qualidade e, ao longo dessa trajetória, oferecemos uma série de cursos de Pós em Enfermagem para qualificar com excelência os profissionais da área.
 

VEJA TAMBÉM:

O enfermeiro é uma das peças fundamentais na luta contra o coronavírus

Após a pandemia, os profissionais da saúde não serão mais os mesmos

A saúde mental do Enfermeiro brasileiro durante o combate a pandemia do coronavírus

Por que ter uma equipe de enfermagem humanizada é tão importante?

Conheça os cursos:
 

Pós-graduação em Enfermagem Estética
 

O curso de Pós Graduação em Enfermagem Estética está fundamentado no atendimento ao mercado de trabalho nacional, que tem demandado profissionais da área de enfermagem estética e cosmetologia.
 

Diante da elaboração do plano de ensino e do desenvolvimento do projeto pedagógico do curso, as competências para o perfil do egresso são contempladas a partir de interações teórico-práticas privilegiadas, permeando todo o currículo, além de uma formação voltada para uma atuação profissional ética, crítica e reflexiva. O curso compromete-se com a qualidade da formação oferecida e visa inovar as aulas práticas com equipamentos e protocolos. O ensino é voltado para estudos cientificamente comprovados, tendo o embasamento em artigos e pesquisas na área e com relevante fator de impacto.

Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica

 

As mortes maternas podem ser prevenidas quando se dispõe de conhecimento e tecnologia que aumentam o acesso da população aos serviços de planejamento familiar e melhoram a qualidade da atenção pré-natal. É preciso reconhecer a presença de complicações durante o ciclo gravídico puerperal e assegurar a assistência obstétrica básica, proporcionando o direito à maternidade sem risco e cuidados no pós-aborto e no pós-parto.
 
O número de enfermeiros obstetras no país ainda é insuficiente para a assistência à mulher nos aspectos reprodutivos e ginecológicos. Nesse sentido, destaca-se a importância da formação de profissionais com alto senso crítico, responsabilidade e compromisso com a assistência à mulher, à gestante, à puérpera e ao recém-nascido.

Pós-graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência

 

A Pós-graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência tem como objetivo:
 

•    Reconhecer os aspectos técnico-científicos em relação aos principais temas que orientam Emergência e Urgência.
•    Compreender as habilidades para atuar em serviços de referência em emergência e urgência, no atendimento a pacientes de alta complexidade.
•    Compreender os protocolos de atendimento à vítima de trauma e emergências clínicas conforme os padrões do Advanced Trauma Life Support (ATLS), Prehospital Trauma Life Support (PHTLS) e American Heart Association (AHA).
•    Empregar o raciocínio crítico na área de enfermagem em emergência e urgência, adulta e pediátrica, com ênfase no processo assistencial.

Pós-graduação em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Esterilização

 

A Pós-graduação em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Esterilização tem como objetivo especializar enfermeiros para a implementação do cuidado sistematizado de enfermagem no bloco cirúrgico (centro cirúrgico, recuperação pós-anestésica e central de material e esterilização).
 

Pós-graduação em Enfermagem em Emergência Pré e Intra-Hospitalar

 

O curso tem como objetivo especializar enfermeiros para a assistência sistematizada de urgência e emergência pré-hospitalar, inter-hospitalar e hospitalar, respeitando a cientificidade e a humanização da atenção ao usuário através de uma visão crítica e humanística da realidade de saúde da população. Os campos de atuação do especialista em Enfermagem em Emergência Pré e Intra-Hospitalar são amplos, sem delimitação territorial, podendo estender-se da área extra-hospitalar à área hospitalar.

Pós-graduação em Enfermagem Intensiva de Alta Complexidade

 

O enfermeiro intensivista é responsável pela assistência de enfermagem aos pacientes em situações de alta complexidade, desenvolvendo ações de enfermagem em unidades de pacientes em estado crítico, tais como: Unidades de Terapia Intensiva, Unidades Coronarianas, Unidades de Emergência. A especialidade envolve também o desenvolvimento profissional com vistas à educação e orientação às famílias dos pacientes, bem como atividades de educação continuada da equipe de enfermagem.

Pós-graduação em Enfermagem Oncológica

 

O curso oferece ferramentas para a aquisição de conhecimento na assistência de enfermagem ao indivíduo com câncer, com foco nas áreas de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das principais neoplasias, considerando o perfil epidemiológico da população brasileira. O enfermeiro especialista em oncologia pode atuar em todos os níveis de assistência à saúde, oferecendo assistência especializada aos indivíduos com câncer e suas famílias. Atua também no ensino e pesquisa da enfermagem oncológica.


 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699