Após a pandemia, os profissionais da saúde não serão mais os mesmos

Após a pandemia, os profissionais da saúde não serão mais os mesmos

image

A pandemia de Covid-19 está transformando o mundo, e isso pode ser ainda mais perceptível no setor da saúde. Os profissionais que estão trabalhando na linha de frente do combate ao coronavírus estão vivendo um cotidiano mais conturbado, estão se sentindo mais pressionados e precisam lidar com tudo isso a fim de se manter fortes para continuar nessa batalha.
 

Diante disso, algumas habilidades dos profissionais passarão a ser mais do que uma exigência. Uma delas é a facilidade de comunicação. Em um cenário de crise, saber conversar com os pacientes é essencial, pois isso ajuda na triagem e no encaminhamento para os testes de Covid-19. Entender e identificar o quadro do paciente ajuda a economizar tempo e recursos, e evita erros também.
 

Além disso, o profissional da área de saúde precisa aflorar o seu lado mais humano no atendimento das pessoas. Em um momento delicado como esse que estamos vivendo, os pacientes querem e precisam ser acolhidos de forma amigável. E quando o profissional demonstra o seu lado mais empático e solidário, o ambiente que está sob tensão fica mais ameno e os pacientes passam a sentir mais segurança.

VEJA TAMBÉM:

A saúde mental do Enfermeiro brasileiro durante o combate a pandemia do coronavírus

Ministério da Saúde convoca alunos e profissionais da área da saúde no combate ao COVID-19

Como fica a indicação de exercícios pelos Fisioterapeutas para os pacientes com COVID-19?

O atendimento nutricional de pacientes graves com COVID-19

A relação entre paciente e médico precisa ser fortalecida; dessa forma, um possível cenário de pânico geral pode ser suavizado. Além disso, uma pessoa que sabe se comunicar promove um cotidiano de trabalho mais leve, menos propenso a erros e mais alinhado. A equipe precisa ter um ponto de equilíbrio, e a boa comunicação acaba promovendo isso.
 

Após o enfrentamento ao coronavírus, é possível que o mercado de trabalho passe a buscar profissionais da saúde com habilidades exemplares no que diz respeito à comunicação e às relações sociais. Aqueles que buscam frequentemente por aperfeiçoamento profissional também serão fortes concorrentes para ocupar cargos de importância na área de saúde. Por isso, é de grande importância você continuar desenvolvendo mais habilidades, aprofundando seu conhecimento e adquirindo mais técnicas.
 

A Pós USCS oferece os melhores cursos de Pós-graduação na área de saúde. Conheça-os: https://bit.ly/2yItZYE



 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699