Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica

Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica

image

Precisamos de mais enfermeiros obstetras! Esse é o primeiro dado que salta aos olhos quando você pesquisa sobre o assunto.
 
O Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) afirmou, em novembro de 2018, que “o quantitativo de 7 mil enfermeiros obstetras registrados em todo o país não representa a realidade, além de ser muito inferior aos 50 mil necessários para atender à demanda atual”.
 
Essa realidade fez o Cofen desenvolver, a partir de 2019, um planejamento estratégico de valorização da Enfermagem Obstétrica, neonatal e de saúde mulher. As ações foram desenvolvidas pela Comissão de Saúde da Mulher do Cofen e realizadas com base nos eixos da gestão, da formação e do cuidado.
 
O objetivo do Cofen e  de outras instituições que incentivam o parto humanizado é que mais enfermeiros sejam especialistas em Obstetrícia e que a formação e as condições de trabalho sejam melhores.
 
Leia também: 
 
 
 
 
 
 
A importância da Enfermagem Obstétrica no parto humanizado
 
Uma mudança maravilhosa que aconteceu nos últimos anos foi a popularização dos partos humanizados.
 
O momento do parto é uma das horas mais importantes na vida de uma mulher que sonha com a maternidade. Por isso, o acompanhamento de um profissional de Enfermagem Obstétrica é tão importante no cenário do parto humanizado.
 
 
Muitos pensam apenas no médico ou na doula, mas o atendimento dos Enfermeiros Obstetras é uma opção segura e legal para o pré-parto, o parto e o pós-parto, oferecendo atenção integral à mulher em diversas fases de sua vida, com maior foco no período da gravidez e da lactação.
 
Esses profissionais, observa o Instituto Nascer, são preparados para analisar a situação de cada paciente, investigando problemas que possam prejudicar a mãe ou a criança, assim como para buscar tratamentos e soluções que atendam à família.
 
Por conta do baixo número de Enfermeiros Obstetras, muitos não sabem que é possível optar por esse profissional na hora do parto. Quando devidamente qualificado, o Enfermeiro Obstetra tem a formação completa para atender a gestante de baixo risco ou de risco habitual.
 
Profissionais de Enfermagem Obstétrica têm acesso a UTIs, pronto-socorro etc. Embora não realizem cirurgias cesarianas, eles avaliam o bem-estar da mãe e do bebê por meio de exames como: ausculta fetal (batimentos cardíacos do bebê), progressão de dilatação do colo do útero, progressão da posição e da descida do bebê, pressão arterial materna, entre outros.
 
A pós-graduação em Enfermagem Obstétrica capacita os enfermeiros a fornecerem um atendimento integral, voltado para a parte técnica e psicológica da grávida e do bebê.
 
Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica: um salto na carreira de qualquer profissional de enfermagem
 
A obstetrícia é uma das áreas mais bem remuneradas da Enfermagem, e, como você leu no começo deste artigo, há muito espaço para novos enfermeiros obstetras e uma demanda crescente nas maternidades.
 
No estudo Especialização em enfermagem obstétrica: percepções de egressas quanto ao exercício profissional e satisfação na especialidade, disponível aqui, um grupo de doutoras em Enfermagem entrevistou 54 egressas de cursos de pós-graduação em Enfermagem Obstétrica.
 
De acordo com o estudo, a maioria delas, 87,4%, está satisfeita com a especialidade; 70,8%, otimistas quanto ao futuro e 98,1% cursariam novamente a especialização.
 
Se você também quer fazer uma especialização com satisfação garantida e retorno certo, se quer ser um profissional imprescindível para aquelas mamães que querem um parto humanizado, conheça a pós-graduação em Enfermagem Obstétrica da USCS.
 
Sem dúvida alguma, você também estará entre aquelas pessoas satisfeitas com a especialidade, otimistas quanto ao futuro e certas de que fizeram uma escolha excelente.
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699