Empreendedorismo na enfermagem obstétrica: um enfermeiro pode gerir o seu próprio negócio?

Empreendedorismo na enfermagem obstétrica: um enfermeiro pode gerir o seu próprio negócio?

image

Se você é um enfermeiro e já sonhou em ser autônomo e ter seu próprio consultório, saiba que é possível. Melhor ainda: saiba que a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) ajuda você a realizar esse sonho!
 
Em março de 2011, a USCS realizou o I Congresso Virtual de Enfermagem em Saúde da Mulher. No evento, a professora Jaqueline Leite foi uma das palestrantes e falou sobre “Empreendedorismo na enfermagem obstétrica: gestão do seu próprio negócio”.
 
Jaqueline, que também é especialista em Enfermagem Obstétrica, mestra em Ciência da Saúde e pesquisadora do grupo Bios, defende que é necessário  desenvolver o enfermeiro do século XXI. Segundo ela, “o empreendedorismo vem crescendo na área da enfermagem, Desta forma, criou-se a necessidade de discutirmos sobre a criação dos consultórios e clínicas de enfermagem”.
 
Leia também:
 
 
Como um enfermeiro obstetra pode empreender?
 
A professora Jaqueline Leite observa que empreender não é apenas criar empresas ou produtos novos. Empreender também é agregar valor, saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo.
 
O enfermeiro precisa sondar qual a necessidade que o mercado apresenta e desenvolver um serviço que atenda a essa demanda.
 
A pergunta é: há pessoas que me contratariam para fazer esse serviço?
 
Para que o profissional de Enfermagem Obstétrica consiga vender o seu serviço, precisa apresentar-se de forma adequada ao público.
 
O passo inicial é especificar com clareza algumas coisas:
 
  • Entenda bem quais as implicações de ser um enfermeiro autônomo.
  • Faça o planejamento, a organização e a direção dos processos de trabalho da enfermagem.
É importante destacar que nem todos os enfermeiros podem abrir uma clínica de enfermagem e tornar-se profissionais autônomos. Por exemplo, “algumas especialidades só podem ser exercidas no âmbito hospitalar”, esclarece a professora Jaqueline.
 
 
 
Como o Enfermeiro Autônomo pode atuar?
 
O enfermeiro empreendedor pode atuar de três maneiras:
  • Com atendimento domiciliar: quando o paciente contrata o serviço do enfermeiro e é atendido em sua casa.
  • Consultório de enfermagem: quando o enfermeiro aluga uma sala para atender os seus pacientes.
  • Clínica de enfermagem: uma clínica que reúne várias especialidades dentro do ramo da enfermagem.
 
É o que estipula a Resolução 606/2019, que estipulou os termos do atendimento de enfermagem tanto no âmbito domiciliar como no consultório e na clínica. Essa resolução deu autonomia aos profissionais de enfermagem, que antes só podiam trabalhar em clínicas médicas ou  multidisciplinares.
 
 
Como começar? Comece pequeno e saiba os seus limites
 
A dica da professora Jaqueline é começar pequeno e depois crescer. Aos poucos, você pode ajustar o seu trabalho mais facilmente, reavaliando a entrega dos serviços, a precificação e todo o resto. Também é muito importante verificar no Conselho os limites de atuação da área pretendida.
 
Sendo um Enfermeiro Obstétrico, quais serviços você pode realizar num atendimento domiciliar, num consultório ou numa clínica de enfermagem? Além de consultar o que diz a lei, é aconselhável sondar o seu Conselho Regional a respeito.
 
Além de ser uma das especialidades mais bem remuneradas da enfermagem, o Enfermeiro Obstétrico pode gerir o seu próprio negócio, contribuindo ainda mais para a saúde da mulher, não apenas no ambiente hospitalar.
 
Quer conquistar sua autonomia como enfermeiro? Gostaria de exercer uma das especialidades mais valorizadas da enfermagem e ser capacitado para administrar o seu próprio negócio?
 
Conheça agora mesmo a Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica da USCS. Afinal, o melhor investimento é o investimento em você.
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699