Por que o sono profundo é tão importante para amenizar um quadro de ansiedade?

Por que o sono profundo é tão importante para amenizar um quadro de ansiedade?

image

Vivemos em um mundo onde existe um excesso de informações e uma exigência constante por processos mais rápidos. Essa vida moderna tem um preço muito alto que, muitas vezes, é pago com a própria saúde mental. Por isso, os quadros de estresse, depressão e ansiedade estão em níveis altíssimos. Com esse cenário, é comum que nosso corpo comece a responder às atividades diárias de forma diferente. Nosso sono insuficiente é um claro resultado disso.
 

Um dos processos mais importantes do ciclo do sono é conhecido como NREM, que é o sono sem a movimentação rápida dos olhos. Nessa fase, dormimos profundamente e nossas oscilações neurais ficam sincronizadas.
Em uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, foi possível constatar que o sono profundo durante a noite (NREM) é importantíssimo para manter a ansiedade em nível normal. Quando isso não acontece, a possibilidade de um dia mais ansioso aumenta em até 30%.

VEJA TAMBÉM:

A alimentação causa um impacto direto na diminuição do estresse e da ansiedade

Uma hora a mais de sono faz toda a diferença para a sua saúde

Qual é a diferença entre dor de cabeça e enxaqueca?

Por que a meditação pode ser tão benéfica no ambiente escolar?

O estudo foi realizado com 18 jovens adultos que foram expostos a vídeos emocionantes durante dois dias. A primeira sessão foi assistida após uma noite inteira de sono, e a segunda, após uma noite sem dormir. Após cada sessão, os participantes responderam a um questionário e tiveram seus níveis de ansiedade medidos.
 

O sono também foi monitorado por meio de eletrodos. As ondas cerebrais foram avaliadas e os pesquisadores chegaram à seguinte conclusão: aqueles que tiveram um sono mais profundo demonstraram níveis de ansiedade mais baixos.
 

Conheça os cursos de Pós-Graduação na área de Psicologia da USCS: https://bit.ly/3btoX02

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699