Paraná desponta no Brasil como um dos maiores produtores de plantas medicinais

Paraná desponta no Brasil como um dos maiores produtores de plantas medicinais

Paraná desponta no Brasil como um dos maiores produtores de plantas medicinais

O mercado de medicamentos fitoterápicos tem crescido muito no Brasil. A tendência é que esses tipos de produtos tenham um aumento em seu consumo. Os fitoterápicos são orgânicos e têm uma fórmula mais natural, o que causa menos impacto fisiológico. Além disso, esse tipo de produto envolve uma cadeia produtiva mais sustentável e cuidadosa, o que chama a atenção de consumidores mais conscientes. E o Paraná tem se destacado quanto à produção de plantas medicinais.
 

No estado, são 6 mil hectares reservados para o plantio de espécies potenciais, medicinais, condimentares e aromáticas. A produção anual é de 18,6 mil toneladas que geram uma receita de R$ 88,5 milhões. O Paraná preserva uma história de mais de 30 anos no cultivo de plantas medicinais, sua produção atende a indústria farmacêutica do país todo.
 

VEJA TAMBÉM:

O que é o efeito rebote na Farmacologia?

Os falsos emagrecedores naturais e seus perigos

Remédios à base de Cannabis são liberados pela Anvisa

Além disso, na região, o cultivo de plantas potenciais gera mais empregos e acaba incentivando a agricultura familiar. Tornando-se muito mais lucrativa do que o cultivo de grãos, por exemplo. O cuidado para cultivar esse tipo de plantação vai desde o plantio até a colheita, já que os fitoterápicos  não podem perder seus princípios ativos, caso contrário, a possibilidade de venda para as empresas farmacêuticas pode ser prejudicada.
 

O mercado de medicamentos e cosméticos, que usa os benefícios das plantas medicinais, tende a crescer muito nos próximos anos e é com certeza um setor em expansão. Em alguns países, a prescrição de medicamentos fitoterápicos é tão comum quanto a de substâncias sintéticas. Então, a tendência é que o mercado se aqueça ainda mais e surja a demanda por profissionais especializados em Fitoterapia.
 

A USCS oferece o curso de pós-graduação em Fitoterapia Clínica, que tem como objetivo ensinar e desenvolver o conhecimento nessa área, dando aos profissionais da área da Saúde uma qualificação aprimorada e raciocínio clínico.
 

Saiba mais informações sobre o curso de pós em Fitoterapia Clínica: https://bit.ly/3qkeqeR