O tratamento da dependência química por meio da Terapia Cognitivo-Comportamental

O tratamento da dependência química por meio da Terapia Cognitivo-Comportamental

image

A dependência química é um desafio para quem convive com essa condição. Muitos desses indivíduos não conseguem procurar ajuda por si sós e acabam definhando em vida. No Brasil, segundo um estudo realizado pela Fiocruz, a substância ilícita mais consumida é a maconha, seguida da cocaína em pó. Diante disso, é preciso que haja uma conscientização sobre o uso de drogas e a importância do tratamento por meio da Terapia Cognitivo-Comportamental. 
 
A psicologia e o tratamento do dependente químico 
 
Antes de mais nada, precisamos entender que a dependência química é uma doença crônica, portanto, não tem cura, e o indivíduo precisa passar por uma longa jornada de tratamento, que envolve uma série de processos. Durante o tratamento, o dependente químico passa por um período de desintoxicação do organismo e tratamento psicológico, visando ao seu retorno ao convívio social e às suas atividades cotidianas. 
 
 
O processo de aceitação da doença não é fácil, nem para o indivíduo nem para seus familiares e amigos; portanto, nesse primeiro momento é preciso pulso firme. Muitos se recusam a se tratar por não aceitarem que isso é uma doença. É aí que entra o suporte psicológico com um profissional habilitado para tratar a doença.
 
A terapia no tratamento da dependência química
 
É importantíssimo o acompanhamento de um psicólogo nos casos em que a dependência química já está afetando a vida social, familiar e profissional do indivíduo. Na sala, junto com o terapeuta, pode ser criado um ambiente seguro e acolhedor para o dependente químico, onde ele se sentirá à vontade para falar de suas dores e angústias, bem como dos gatilhos que o levam a consumir substâncias. 
 
O artifício da terapia é essencial em todo o processo de tratamento, e até depois dele, caso o paciente queira, pois a saúde mental sofre as consequências do uso abusivo de drogas. É preciso ajudar o indivíduo em um caminho de autoconhecimento e mudança de vida e perspectiva. 
 
Uma das modalidades de terapia mais indicadas para tratar a dependência química é a Terapia Cognitivo-Comportamental, já que se trata de uma abordagem estruturada, diretiva, com metas e objetivos claros. Com esse tratamento, é possível quebrar comportamentos disfuncionais e autodestrutivos. 
 
É preciso conhecimento específico para entender as complexidades humanas 
 
Diante da pluralidade do mundo, é preciso que os profissionais de Psicologia entendam a importância da educação continuada após a graduação. O mundo está em constante transformação, e as pessoas também mudam. Portanto, novos estudos surgem, novas necessidades aparecem e é preciso se adaptar para atender os pacientes da melhor forma. 
 
A saúde mental é um campo de estudo repleto de complexidades, e é necessário que os profissionais se empenhem em entender todos esses processos para oferecer um tratamento eficiente e adequado aos mais diversos tipos de doenças mentais. 
 
A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) oferece cursos de Pós em Psicologia para tornar os profissionais da área capazes de oferecer um atendimento especializado, humanizado e de excelência. 
 
Conheça agora os cursos da USCS na área de Psicologia: https://bit.ly/3fzWYQA
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699