Recuperados da COVID-19 podem desenvolver quadros de depressão e ansiedade

Recuperados da COVID-19 podem desenvolver quadros de depressão e ansiedade

image

Diante do cenário em que ainda vivemos, a COVID-19 tem sido a maior adversidade para todos, principalmente para aqueles que perderam familiares ou que enfrentaram a doença. Após a recuperação, muitas pessoas podem desenvolver quadros de depressão e ansiedade, e, por isso, o acompanhamento psicológico é essencial para essas pessoas.


Uma recente pesquisa realizada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) aponta que muitas pessoas que tiveram o coronavírus acabaram desenvolvendo um quadro de ansiedade, depressão ou até estresse pós-traumático. Na verdade, o aparecimento das questões relacionadas à saúde mental se dá pelo fato de a COVID-19 ser uma doença muito nova e, consequentemente, criam-se mitos e medos em volta dessa condição.

VEJA TAMBÉM:

Acupuntura após um quadro de Covid-19

Disfunções cognitivas podem ser comuns em pacientes que tiveram COVID-19

A acupuntura pode proteger o corpo contra a Covid-19 e diminuir o impacto emocional da quarentena


Por que a Psicologia é tão importante?

 

É em situações como essa que o trabalho da Psicologia pode ser feito com o intuito de recuperar o bem-estar físico e emocional de pessoas que enfrentaram uma doença tão imprevisível. Dentro desse contexto de crise sanitária no país, é comum que os casos de depressão e ansiedade aumentem exponencialmente, já que todos estão vulneráveis em uma realidade cada vez mais incerta.
 

Além disso, segundo os estudos realizados pela USCS, muitos pacientes costumam apresentar problemas de saúde mental mesmo após dois meses de sua infecção. Nesses casos, a Psicologia ajuda os pacientes a recuperarem a esperança, a promoverem uma rotina de autocuidado e a identificarem coisas boas em seu cotidiano.
 

Os números apresentados pela pesquisa ainda são preocupantes, pois 26% das pessoas apresentaram um quadro de depressão, 22% de ansiedade e 17% de estresse pós-traumático. Infelizmente, não sabemos o que nos espera em um mundo pós-covid, já que o Brasil ainda enfrenta essa grande crise; porém, podemos afirmar que os profissionais da Psicologia serão essenciais para o enfrentamento de uma eventual futura crise de saúde mental.
 

Portanto, no mercado, os profissionais de Psicologia com as mais diversas especialidades serão requisitados para ofertar serviços eficientes e que busquem atender às complexidades humanas. Com isso, a decisão mais acertada é os psicólogos investirem em cursos de especialização para melhorar seu conhecimento, aperfeiçoar suas técnicas e ajudar na promoção do bem-estar emocional.
 

Conheça os cursos de Pós-Graduação em Psicologia da USCS: https://bit.ly/3000CfD



 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699