O ouro desconhecido que há no mercado de trabalho na psicopedagogia

O ouro desconhecido que há no mercado de trabalho na psicopedagogia

image

Se você é professor(a) licenciado(a), psicólogo(a) ou psicopedagogo(a), conheça as oportunidades mais lucrativas do mercado de Psicopedagogia que a pós-graduação Psicopedagogia Institucional e Clínica da USCS vai lhe ensinar a aproveitar.
 
Num mundo bombardeado por estímulos, aprender e fixar o que foi aprendido tornou-se um desafio não apenas para as famílias. As instituições que desejam otimizar os processos internos do seu ambiente de trabalho também têm sido afetadas por essa dificuldade cada vez mais comum entre seus colaboradores.
 
Leia também:
 
 
 
 
 
 
A palavra-chave no trabalho da psicopedagogia é: aprendizagem humana. 
 
Parece simples, não? Mas aprender é um processo que envolve dinâmicas cerebrais complexas relacionadas ao meio, às emoções, à atenção e à motivação.
Mas a nossa realidade é que somos uma geração que aprende cada vez menos. 
Durante esse processo, desafios surgem para muitas pessoas e, de alguma forma, tornam mais difícil algo tão inerente ao ser humano: o ato de aprender.
A importância da psicopedagogia reside em identificar e intervir nas dificuldades vivenciadas por crianças, jovens e adultos durante a construção do aprendizado. 
Existe, então, nesse sentido, um amplo mercado de trabalho aquecido para o psicopedagogo, dada a importância desse profissional na resolução e prevenção dos obstáculos relacionados ao aprender, uma vez que ele une o conhecimento pedagógico e psicológico para atuar de forma direcionada e resolutiva nessas demandas.
 
Onde o psicopedagogo pode atuar?
Merecem destaque, nesse sentido, duas áreas importantes da psicopedagogia: a clínica e a institucional. Ambas estão relacionadas ao atendimento de indivíduos que apresentam alguma condição que afeta sua aprendizagem e ao suporte para prevenir essas condições. 
 
Vamos falar sobre cada uma delas.
 
  • Na psicopedagogia clínica, suas avaliações podem ser solicitadas pelas escolas, por médicos, equipes multiprofissionais e pelas famílias, de forma que o trabalho é realizado, muitas vezes, em conjunto com profissionais de outras áreas. O olhar do psicopedagogo para uma criança com síndrome ou transtorno de aprendizagem, por exemplo, pode ser fundamental para despertar suas potencialidades, seu desenvolvimento e sua inclusão. Essa atuação vai além do âmbito escolar e abrange também a família e a comunidade.
  • Já a abordagem institucional é realizada em um contexto coletivo, como em hospitais, empresas, escolas, instituições e lojas, entre outros. Essa área é especialmente importante para o desenvolvimento do grupo a partir de treinamentos, intervenções na aprendizagem de colaboradores em novas funções e no suporte aos professores nas escolas.
Atividades desenvolvidas no trabalho do psicopedagogo
 
A diversidade no trabalho do psicopedagogo evidencia ainda mais a riqueza de oportunidades dessa profissão. Conheça algumas delas:
  • Auxiliar crianças, jovens e adultos a entenderem seu processo de aprendizagem e a estabelecer estratégias para potencializá-lo.
  • Intervenção em adultos com queda no desempenho acadêmico, identificando lacunas que foram deixadas na escolarização inicial e auxiliando na superação das dificuldades no aprendizado.
  • Prevenção da senilidade, proporcionando mais autonomia na vida de idosos.
  • Acompanhamento de crianças com transtornos ou síndromes que dificultam o desenvolvimento do aprendizado como dislexia, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Nesses casos, atua em parceria com profissionais de outras áreas, em um contexto de equipe multiprofissional.
  • Auxiliando professores, orientando-os em relação a aspectos didático-metodológicos.
  • Aconselhando pais sobre como ajudar na aprendizagem da criança, inserindo-os como sujeitos nesse processo.
  • Atuando para melhorar as condições de vida de empresas, instituições e dos funcionários.
  • Contribuindo na administração da aprendizagem individual e organizacional, diagnosticando e propondo soluções para os problemas relacionados à aprendizagem na empresa.
  • Solucionar problemas de aprendizagem é transformar vidas, famílias e instituições através da possibilidade de vislumbrar e explorar novas perspectivas de futuro.
Onde trabalhar?
 
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o psicopedagogo não atua apenas em ambientes escolares ou educacionais.
  • Programa de treinamentos em empresas: com 5% dos postos de trabalho em grandes corporações preenchidos por deficientes, o profissional é procurado para orientar e auxiliar na contratação e adaptação dessas pessoas. 
  • Equipes multidisciplinares nas varas de família e de infância. A aprovação da Lei Menino Bernardo, a Lei da Palmada, abriu espaço para o profissional em instituições jurídicas na identificação dos possíveis problemas que uma criança esteja sofrendo no âmbito familiar. 
  • Atuação em empresas auxiliando no desenvolvimento do sujeito para que consiga desempenhar melhor sua função, identificando os pontos que estejam travando o aprendizado dos colaboradores. 
  • Há oportunidades também em centros comunitários, centros socioeducativos e ONGs. 
Seja um profissional com diferencial de mercado
 
Faça a diferença na vida das pessoas sendo um profissional que sabe atuar e ter diferencial no mercado. 
 
Para isso, você deve fazer realmente a diferença, ter o conhecimento necessário para resolver problemas e contribuir para o desenvolvimento de crianças, escolas, adultos e instituições, proporcionando mais inclusão e um aprendizado mais prazeroso.
 
Não basta ser um profissional habilitado. Para ser valorizado e bem remunerado, você precisa conhecer e saber aproveitar esse mercado.
 
Entre agora mesmo para a pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica da USCS e aprenda a ser um psicopedagogo com reconhecimento necessário para ser bem-sucedido.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699