O conceito de justiça deve ser trabalhado ainda na educação infantil

O conceito de justiça deve ser trabalhado ainda na educação infantil

image

A construção de uma sociedade mais justa, respeitosa e solidária está em nossa base familiar e escolar. Estamos em uma fase na qual muitas questões relacionadas à educação estão sendo debatidas, e é por isso que a discussão de valores sociomorais na escola se tornou uma meta educacional.
 

Como podemos entender a justiça na educação?
 

Quando pensada como uma sanção, a justiça pode ser injusta em alguns momentos; por exemplo, ao punir um inocente, ao aplicar a recompensa a um culpado, ou quando a sanção é por reciprocidade ou expiatória.
Sanção por reciprocidade: quando está diretamente ligada à infração que foi cometida. O indivíduo pode sofrer consequências sociais ou naturais. Pode ser punido com o pagamento de algo que ele danificou ou
com a proibição do uso, por exemplo.
 

LEIA TAMBÉM:

A inclusão do aluno autista é um direito

O desafio das escolas particulares no atendimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem

STF altera idade para o ingresso de crianças na educação

Psicologia na educação

Sanção expiatória: quando não está diretamente ligada à infração que foi cometida, e sim busca causar sofrimento ao infrator, de modo que ele não venha a cometer outras infrações.A escola pode contribuir significativamente para o crescimento de uma sociedade mais justa e coesa ao utilizar uma abordagem que mais se encaixe no ensino das crianças da educação infantil. Isso pode ser feito por meio da experimentação social dentro do próprio convívio escolar, para que o conceito de justiça faça mais sentido na vida das crianças.

Essas vivências, no entanto, precisam ir além das discussões. Elas precisam ser sentidas no cotidiano. Tudo isso é extremamente importante para a construção de um cidadão consciente.
Conheça a nossa pós-graduação em Educação de 0 a 3 anos: a especificidade do trabalho na primeiríssima infância: https://bit.ly/2ImDxv4

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699