Psicologia na educação

Psicologia na educação

image

A psicologia e a educação podem andar lado a lado, já que os conhecimentos das áreas podem se conectar em prol de uma sala de aula mais ativa e eficiente para todos os alunos. A psicologia trata-se da ciência que estuda os estados e processos mentais, sejam eles na interação com o ambiente físico e social.
 

E engana-se quem pensa que a psicologia se aplica apenas a aquele ambiente de consultório. Na verdade, a psicologia pode se integrar a muitas áreas, e uma delas é a educação. Essa união entre educação e psicologia tem o único objetivo de privilegiar a aprendizagem e ensino. O campo de estudo psicológico tem muito a contribuir para o meio educacional com seu conhecimento produzido através de teorias.
 

Mas qual é a contribuição da psicologia para o professor?
 

Através do estudo do comportamento humano e os processos mentais como sustentação, finalização, sensação, percepção, emoção, Inteligência e aprendizagem. Todo esse embasamento é importantíssimo para o professor desenvolver conhecimentos e habilidade que vão além de teorias, e que o possibilitam de enxergar o aluno de uma forma mais humana. Assim, é possível  que o profissional construa uma identidade como educador.
 

O professor proporcionará uma experiência enriquecedora para seus alunos em sala de aula, tudo isso caso o profissional tenha uma especialização na área da psicologia. Através do saber, cria-se uma relação entre aluno e professores, que a  especialização proporciona.
 

Mas, como aprofundar meu conhecimento em psicologia?
 

A USCS oferece uma variedade de cursos de pós graduação na área da educação que podem acrescentar um conhecimento mais profundo sobre questões da psicologia. Conheça nossos cursos:
 

pós graduação em psicopedagogia Institucional e Clínica tem o objetivo de fornecer instrumental teórico-prático para que o psicopedagogo possa atuar tanto no contexto institucional, preventivo e na clínica Psicopedagógica.
 

A pos graduação em neuropsicopedagogia clínica e Institucional tem o objetivo de preparar profissionais para agregar os conhecimentos das neurociências e psicopedagogia. Proporcionando aos alunos o domínio do conhecimento de como as funções cerebrais controlam e interferem diretamente no processo de ensino/aprendizagem, na execução de tarefas diárias e no comportamento.  

Conheça outros cursos que oferecemos nas áreas de educação e psicologia:

Educação: https://bit.ly/2AsstaS
Psicologia: https://bit.ly/2FlcG0N

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699