Ministério da Saúde está garantindo suporte psicológico aos profissionais do SUS

Ministério da Saúde está garantindo suporte psicológico aos profissionais do SUS

image

Os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) terão acesso garantido a um suporte de saúde mental através de teleconsulta psicológica. O serviço será disponibilizado pelo Ministério da Saúde. O investimento é de R$ 2,3 milhões, e os atendimentos serão feitos entre maio e setembro de 2020.
 

Os profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à COVID-19 são os mais afetados por doenças mentais, como depressão, ansiedade, irritabilidade, transtorno de estresse agudo e síndrome de burnout. Desde o começo da pandemia, o ritmo de trabalho dentro dos hospitais está mais acelerado e intenso. Além disso, todos ainda lidam com situações adversas e o alto risco de contaminação.

VEJA TAMBÉM:

Como o Lean pode ajudar os profissionais no combate à Covid-19

USCS é escolhida como um dos centros de pesquisa para testar vacina contra a COVID-19

Após a pandemia, os profissionais da saúde não serão mais os mesmos

A saúde mental do Enfermeiro brasileiro durante o combate a pandemia do coronavírus

Público-alvo
 

O projeto prevê o atendimento de profissionais de uma diversidade de áreas da saúde, como:
 

•    Nutricionistas
•    Fisioterapeutas
•    Enfermeiros
•    Técnicos de enfermagem
•    Médicos
•    Fonoaudiólogos.
•    Biomédicos
•    Farmacêuticos

 

Em um contexto de pandemia, essa é a primeira vez que essa modalidade de atendimento, a teleconsulta, será utilizada para fornecer suporte aos profissionais da área da saúde.
 

Como funcionará o atendimento
 

Através de uma ligação, o profissional irá escolher o melhor horário para ser atendido. Após isso, receberá um link via WhatsApp para responder a uma escala de avaliação e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. É através das respostas do paciente que o terapeuta irá escolher a melhor abordagem de tratamento.
 

Os profissionais serão avaliados através de técnicas como a psicoeducação, a psicoterapia cognitivo-comportamental e as psicoterapias interpessoais, e, caso necessário, serão encaminhados para o atendimento presencial psiquiátrico e um possível tratamento medicamentoso.
 

Dado o cenário da pandemia no país, é de extrema importância uma ação como essa. Mais do que nunca, os profissionais de saúde precisam de um suporte psicológico sólido para lidar com as situações adversas e a pressão dentro de seu ambiente de trabalho.
 

Conheça os cursos de Pós-graduação na área de Psicologia da USCS: https://bit.ly/3000CfD
 

Fonte:https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46767-ministerio-da-saude-garante-suporte-psicologico-a-profissionais-do-sus


 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699