Ministério da Saúde cria guia alimentar para crianças de até dois anos

Ministério da Saúde cria guia alimentar para crianças de até dois anos

image

É fato que estamos em um cenário de enfrentamento para quebrar padrões e construir uma sociedade melhor, e a alimentação é um dos pontos mais delicados dessa história, já que a desigualdade social e a falta de informação são pontos cruciais para a manutenção de uma cultura de vida saudável. Devido ao crescimento da população obesa, seja na fase adulta ou na infância, o Ministério da Saúde criou o “Guia alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos”, como forma de orientação para as famílias.
 

A primeira versão do guia foi lançada em 2002. A intenção era orientar profissionais da saúde em relação à nutrição de crianças na faixa etária de zero a dois anos. Em 2010, a publicação foi revisada e relançada.

VEJA TAMBÉM:

O que é a periodização nutricional?

Apresentação de alimentos para as crianças

O caminho para uma alimentação saudável é o equilíbrio

Nutricionistas podem encontrar grandes oportunidades de atuação na Nutrição Escolar

O que mudou?

Em sua terceira edição, o “Guia alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos” é um material direcionado para as famílias e os profissionais que trabalham no setor da educação. O objetivo é que todos se envolvam em ofertar uma alimentação saudável para as crianças desde a primeira infância, para que elas mantenham bons hábitos desde cedo.
 

O guia foi escrito por diversos profissionais de organizações nacionais e internacionais, e com uma linguagem simples. A principal bandeira que o guia levanta é a de evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, como refrigerantes, papinhas industrializadas etc. Além disso, o guia tem um capítulo dedicado às crianças que, por diferentes motivos, não recebem aleitamento materno exclusivo.
A ideia de acolhimento é bastante enfática em todos os sentidos, por isso, o material servirá como um direcionamento para as famílias.
 

É através de dicas para organizar o cardápio, as compras e a higienização dos alimentos que os pais poderão trabalhar em prol da rotina saudável de seus filhos. É muito mais que um guia; trata-se de um documento poderoso de orientação para todos sobre educação alimentar e nutricional.  
 

Conheça a Pós em Nutrição Materno-Infantil: http://bit.ly/2Nv4XAp

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699