O caminho para uma alimentação saudável é o equilíbrio

O caminho para uma alimentação saudável é o equilíbrio

image

A alimentação saudável é uma questão amplamente discutida. Isso se deve ao fato de que as pessoas cometem muitos equívocos na hora de iniciar uma reeducação alimentar. Existem aquelas dietas amplamente restritivas, que acabam prejudicando. São muito comuns, também, aquelas pessoas que se baseiam em restrições alimentares mais específicas, como a eliminação total do cardápio de produtos com açúcar. Porém, há muitos nutrientes que são essenciais para o funcionamento do nosso organismo.
 

Hoje em dia, há diferentes tipos de dietas, como aquelas que são restritivas em relação ao sódio e à gordura. Todavia, em quantidades equilibradas, o sódio, a gordura e o açúcar, nutrientes-alvo das dietas restritivas, não fazem mal ao nosso organismo. Na verdade, são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo.

VEJA TAMBÉM:

Alimentação low carb: a dieta não é indicada para mulheres grávidas ou tentantes

Nutrição e o tratamento oncológico

O que é a nutrição comportamental?

O fato que acaba pesando na decisão da pessoa que pretende começar uma dieta é avaliar quais alimentos podem ser prejudiciais se consumidos em excesso. A partir disso, o sódio e o açúcar acabam virando grandes alvos, já que o seu consumo em excesso pode trazer sérias consequências para a saúde.
 

Qual é o caminho mais adequado para alcançar o equilíbrio?
 

O primeiro passo para começar uma rotina de alimentação mais saudável é o aconselhamento profissional. Busque o auxílio de um nutricionista para que sua dieta seja mais efetiva. Após fazer isso, procure ler os rótulos dos produtos que você compra. Informe-se e se esforce para entender o que está escrito nas embalagens.
 

Deve ficar claro que a eliminação de nutrientes como a gordura, o açúcar e o sódio não é saudável. Precisamos desses componentes para manter o funcionamento saudável de nosso corpo. O correto seria consumi-los com cautela. A gordura serve como uma energia estocada; o açúcar é a nossa fonte principal para gerar força; e o sal é o nutriente que mantém o nosso fluxo sanguíneo circulando normalmente.
 

O ideal é que sua alimentação seja assistida por um profissional da área de nutrição. Dessa forma, você entenderá com profundidade sobre a melhor forma de montar o seu cardápio.
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699