Gravidez e prevenção contra o coronavírus

Gravidez e prevenção contra o coronavírus

image

O coronavírus ainda está sendo profundamente estudado pelos cientistas, e os cuidados como a higienização das mãos é uma das ações mais importantes de prevenção. Para as gestantes, a orientação que fica é de que os cuidados devem ser mantidos.
 

Ainda não há nenhuma evidência científica que indique que a Covid-19 traz mais riscos para mulheres grávidas. No entanto, mulheres com quadro de gravidez de risco e puérperas entraram na lista do grupo de risco da doença.
Após o parto, são raras as mortes de bebês e crianças com sintomas mais sérios da doença. Mesmo assim, as crianças podem ser vetores do vírus e transmitir a doença para outras pessoas.

VEJA TAMBÉM:

O Farmacêutico Hospitalar está na linha de frente do combate à epidemia do coronavírus

Os alimentos podem ser um meio de transmissão do coronavírus?

USCS é escolhida como um dos centros de pesquisa para testar vacina contra a COVID-19

Como o Lean pode ajudar os profissionais no combate à Covid-19

Contaminação por COVID-19 durante a gestação: como proceder?
 

No caso de gestantes com teste positivo de coronavírus, é importante que passem por acompanhamento médico durante todo o período da doença. Até o momento, não há evidências do vírus na placenta ou no líquido amniótico de gestantes que testaram positivo para a COVID-19.
 

A transmissão vertical da doença ainda não é confirmada, mas não é possível descartar essa possibilidade. O acompanhamento médico em casos como esse é essencial. A equipe médica ficará responsável pela condução das medidas de prevenção para evitar a contaminação do bebê no parto e no puerpério.